Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16218
Tipo: TCC
Título: Gestão do conhecimento em uma empresa de aviação civil: um estudo descritivo
Autor(es): Almeida, Christenes Dutra de
Primeiro Orientador: Oliveira, Samir Adamoglu de
Resumo: O estudo de caso trata de uma pesquisa feita em uma empresa brasileira de aviação civil (Empresa Alfa), com o objetivo de analisar como a gestão do conhecimento ocorreu dentro da empresa em questão, e qual a sua relevância estratégica, situando o papel da tecnologia e de seus atores nesse processo. Para isso, no percurso metodológico – que seguiu uma abordagem qualitativa, majoritariamente descritiva – fez-se uso da observação participante em âmbito de reflexão retrospectiva, de entrevistas semiestruturadas, e de material documental, sobre os quais aplicou-se o método de análise de conteúdo temática. Enfocou-se, na análise, a atuação dos atores envolvidos no processo de gestão do conhecimento, dentre eles a atuação da universidade corporativa da empresa, e seus desdobramentos por meio da EAD e do setor de publicações, bem como o papel do multiplicador nesse processo, dos gestores, da legislação e das auditorias. Na descrição de cada um desses elementos enfatizou-se a importância estratégica de sua atuação, quais tecnologias foram utilizadas, e seu papel na criação e disseminação do conhecimento. Concluiu-se que a centralidade na utilização de elementos intelectuais, e a importância estratégica dessa utilização na sua gestão e geração de resultados, é o que diferenciou a Empresa Alfa da concorrência, no recorte temporal adotado para o estudo.
Abstract: The case study deals with a research carried out in a Brazilian civil aviation company, in order to analyze how knowledge management occurred within that company, and what its strategic relevance is, situating the role of technology and its internal actors in this process. In order to do that, the method – which followed a predominantly descriptive qualitative approach – held participant observation (in a retrospective reflexive fashion), semi-structured interviews, and documentary material, on which a thematic content analysis was applied. The analysis focused on the role of the actors involved in the knowledge management process, among them the performance of the company's corporate university, and its developments through the distance education and the publications sector, as well as the role of multipliers, managers, legislation and audits in this process. The description of each of these elements emphasized the strategic importance of its performance, which technologies were used, and their role in the creation and dissemination of knowledge. Results indicated that the centrality in the use of intellectual elements, and the strategic importance of this use in their management and generation of results, is what has differentiated the company Alfa from the concurrence, in the time period adopted for the study.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Administração de pessoal
Gestão de pessoas
Conhecimento organizacional
Administração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16218
Data do documento: 25-Abr-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CDA31102019.pdf416,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons