Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16221
Tipo: | TCC |
Título: | Aprendizagem baseada em projetos: aplicação nas disciplinas de Organização e Métodos e Gestão da Qualidade e Produtividade no curso de Administração |
Autor(es): | Araújo, Heudja Santana Varela Ribeiro de |
Primeiro Orientador: | Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo |
Resumo: | Este trabalho objetivou entender a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como contribuição para o processo de aprendizagem dos discentes das disciplinas de Organização e Métodos e Gestão da Qualidade e Produtividade do curso de Administração da UFPB, além de descrever o método adotado pela docente nas duas disciplinas. A análise realizada passou por um recorte anual incluindo os semestres de 2017.2 e 2018.1. Foram utilizados dados coletados durante a atuação como monitora que gerou dados qualitativos resultando em categorias para análise junto com as entrevistas realizadas incluindo discentes, monitor e a professora das disciplinas. Constatou-se que: (i) a criação e condução da disciplina com uma aproximação teoria e prática foi empírica, ou seja, não foi pensada para ser uma aplicação da ABP, contudo baseia-se nela; (ii) os alunos perceber a relação entre teoria e prática a partir da metodologia adotada e (iii) o principal fator dificultador apontado pelos discentes tanto na análise do questionário quanto nas entrevistas é o trabalho em equipe. |
Abstract: | This work aimed to understand Project Based Learning (PBL) as a contribution to the learning process of the students of the disciplines of Organization and Methods and Quality and Productivity Management of the UFPB Administration course, besides describing the method adopted by the teacher in both subjects. The analysis carried out a yearlong sample including 2017.2 and 2018.1 semesters. Data were collected during the performance as a monitor that generated qualitative data resulting in categories for analysis along with the conducted interviews including the students, the monitor and the teacher of the subjects. It was found that: (i) the creation and conduction of the subject with a theoretical and practical approach was empirical, that is, it was not intended to be an application of the PBL, although it is based on it; (ii) students perceived the relationship between theory and practice from the adopted methodology and (iii) the main obstacle factor pointed out by the students in both the questionnaire analysis and the interviews is teamwork. |
Palavras-chave: | Administração da qualidade Ensino e aprendizagem Aprendizagem baseada em projetos Organização e métodos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16221 |
Data do documento: | 25-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HSVRA31102019.pdf | 843,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons