Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16221
Tipo: TCC
Título: Aprendizagem baseada em projetos: aplicação nas disciplinas de Organização e Métodos e Gestão da Qualidade e Produtividade no curso de Administração
Autor(es): Araújo, Heudja Santana Varela Ribeiro de
Primeiro Orientador: Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
Resumo: Este trabalho objetivou entender a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como contribuição para o processo de aprendizagem dos discentes das disciplinas de Organização e Métodos e Gestão da Qualidade e Produtividade do curso de Administração da UFPB, além de descrever o método adotado pela docente nas duas disciplinas. A análise realizada passou por um recorte anual incluindo os semestres de 2017.2 e 2018.1. Foram utilizados dados coletados durante a atuação como monitora que gerou dados qualitativos resultando em categorias para análise junto com as entrevistas realizadas incluindo discentes, monitor e a professora das disciplinas. Constatou-se que: (i) a criação e condução da disciplina com uma aproximação teoria e prática foi empírica, ou seja, não foi pensada para ser uma aplicação da ABP, contudo baseia-se nela; (ii) os alunos perceber a relação entre teoria e prática a partir da metodologia adotada e (iii) o principal fator dificultador apontado pelos discentes tanto na análise do questionário quanto nas entrevistas é o trabalho em equipe.
Abstract: This work aimed to understand Project Based Learning (PBL) as a contribution to the learning process of the students of the disciplines of Organization and Methods and Quality and Productivity Management of the UFPB Administration course, besides describing the method adopted by the teacher in both subjects. The analysis carried out a yearlong sample including 2017.2 and 2018.1 semesters. Data were collected during the performance as a monitor that generated qualitative data resulting in categories for analysis along with the conducted interviews including the students, the monitor and the teacher of the subjects. It was found that: (i) the creation and conduction of the subject with a theoretical and practical approach was empirical, that is, it was not intended to be an application of the PBL, although it is based on it; (ii) students perceived the relationship between theory and practice from the adopted methodology and (iii) the main obstacle factor pointed out by the students in both the questionnaire analysis and the interviews is teamwork.
Palavras-chave: Administração da qualidade
Ensino e aprendizagem
Aprendizagem baseada em projetos
Organização e métodos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16221
Data do documento: 25-Abr-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HSVRA31102019.pdf843,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons