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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16252
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dc.creatorLuna, Lissiane Moreira de-
dc.date.accessioned2019-11-01T17:40:02Z-
dc.date.available2019-10-07-
dc.date.available2019-11-01T17:40:02Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16252-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the process of inclusion and learning of the student with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in regular education. Therefore, we conducted a search in the literature, in order to raise the theoretical framework about the concept, historicity, diagnosis and possible forms of monitoring, aiming at the full physical, intellectual and social development of these children. We also focus on the rights guaranteed by Brazilian legislation as well as public policies that ensure the inclusion of these children in the school and social environment. For this purpose, a qualitative field research was carried out, the observation and the field diary were used as instruments for data collection, in which all the information and dialogues held during the research were recorded, which we consider extremely important for data analysis. In this field diary, observations and reflections were recorded regarding the participation of a student with ASD in a regular education classroom in a public school in the municipality of Bayeux, PB. After the theoretical study, articulated with the results achieved in the field research, it was possible to realize that despite the advance in knowledge and legislation related to ASD, diagnoses and forms of monitoring, which ensures the support and social and school inclusion of these children, observing and analyzing the reality within the walls of the school, we concluded that we are still far from achieving a truly inclusive school. We believe that this will become a reality from an established link between family, school and society in order to achieve the real sense of inclusion so important for the lives of these children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-01T17:40:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LML07102019.pdf: 982257 bytes, checksum: b93e9808ffeef15a36668f7102925c2b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.titleO aluno com Transtorno do Espectro Autista no ensino regularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Adenize Queiroz de-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de inclusão e aprendizagem do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ensino regular. Para tanto, realizamos uma busca na literatura, no propósito de levantar o referencial teórico acerca do conceito, historicidade, diagnóstico e possíveis formas de acompanhamento, visando o pleno desenvolvimento físico, intelectual e social destas crianças. Nos debruçamos ainda acerca dos direitos assegurados pela legislação brasileira assim como das políticas públicas que garantem a inclusão destas crianças no ambiente escolar e social. Para isto, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter qualitativo, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados a observação e o diário de campo, nos quais, foram registradas todas as informações e diálogos realizados durante a pesquisa, os quais consideramos de extrema importância para análise dos dados. Neste diário de campo foram registradas observações e reflexões referentes a participação de um aluno com TEA em uma sala de aula do ensino regular em uma escola pública do município de Bayeux- PB. Após a realização do estudo teórico, articulado com os resultados alcançados na pesquisa de campo, pôde-se perceber que apesar do avanço no conhecimento e na legislação relacionados ao TEA, diagnósticos e formas de acompanhamento, que garante o suporte e a inclusão social e escolar destas crianças, observando e analisando a realidade dentro dos muros da escola, concluímos que ainda estamos distantes de alcançar uma escola verdadeiramente inclusiva. Acreditamos que isto se tornará uma realidade a partir de um elo estabelecido entre família, escola e sociedade a fim de que possa ser alcançado o real sentido da inclusão tão importante para a vida destas crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

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