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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16262| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação na Era Vargas: manifesto dos pioneiros da educação nova (1930 – 1937) |
| Autor(es): | Lima, Walquíria dos Santos |
| Primeiro Orientador: | Carvalho, Maria Elizete Guimarães |
| Resumo: | Pretende-se, neste estudo, analisar as contribuições do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) para a educação do período, detectando o legado desse documento para a educação atual. Portanto, propõe-se realizar um estudo que se preocupa com a memória histórica educacional, rememorando fatos que se tornaram marcos na História da Educação Brasileira. Nesse sentido, serão tecidas considerações que contribuam para a rememoração da história da educação no Brasil, potencializando a compreensão sobre avanços e retrocessos históricos, bem como rupturas e continuidades. Nessa perspectiva, reflete-se sobre o contexto histórico e educacional dos anos de 1920, sobre o cenário educacional, político e social da “Era Vargas” e sobre as ideias pedagógicas do período. Abordando o processo educacional ao longo desses quase 20 anos de história, destaca-se a criação da Associação Brasileira de Educação (ABE), importante entidade de fomento das discussões educativas no período. Tais debates, voltados para a melhoria e/ou ampliação do sistema educacional, estavam em ascensão no período e davam visibilidade à questão educacional. Entre os anos de 1930 e 1937, surgiram vários movimentos e iniciativas favoráveis à educação, sobressaindo- se o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, que propunha princípios para uma reforma na educação. Assim, a partir de uma abordagem qualitativa, utilizou-se fontes escritas (bibliográficas), dialogando com autores como: Saviani (2010), Lemme (2005), Nagle (1976, 2001), entre outros. O Manifesto dos Pioneiros educadores da Escola Nova foi crucial para a defesa de uma educação mais acessível e comum a todos, visto que defendia uma escola pública, gratuita e obrigatória, objetivando uma educação de qualidade. |
| Abstract: | This project intends to analyze the contributions of Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) to the education at this period, detecting this document legacy to the current education. Therefore, we purpose to perform a study that has preoccupation with the educational historical memory, rememoring facts that became milestones in the Brazilian‟s Education History. In this way, considerations that contribute to the rememory of the Brazil‟s Education History are going to be done, intensifying the comprehension about historical advances and setbacks, so as so its rifts and continuities. In this perspective, we reflect about the historical and educational context of 1920, about the educational, political and social setting of “Era Vargas” and about the pedagogical ideas of this period. Addressing the educational process during these 20 years of history almost, we emphasize the creation of the Associação Brasileira de Educação (ABE), important foment agency of the educational discussions at the period. These debates directed to the improvement and/or increase of the educational system, were ascending and gave visibility to the educational question at the period. Between 1930 to 1937, appeared many movements and initiatives conductive to the education, excelling the Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, that had purposed principles to an education reform. So, using a qualitative approach, we deployed written (bibliographical) sources, discussing with authors as Saviani (2010), Lemme (2005), Nagle (1976, 2001), and others. The Manifesto dos Pioneiros Educadores da Escola Nova was crucial to the defense of a more accessible and inclusive education, considering that had defended an obligatory, free and public school, objecting a quality education. |
| Palavras-chave: | Manifesto dos pioneiros da educação nova Contribuições educacionais Era Vargas |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16262 |
| Data do documento: | 1-Out-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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