Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16264
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMadruga, Verônica Alves-
dc.date.accessioned2019-11-04T11:44:38Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-11-04T11:44:38Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16264-
dc.description.abstractViolence against women is a social problem that worries professionals in various fields. Its impacts reach women of all social classes, ages, places of residence, being one of the most serious and recurring forms of violation of women's human rights. Being the Pedagogy Course composed mostly of women. Given this scenario, it is worth asking: what is the perception of the female students of Pedagogy, Campus I of UFPB, on the theme of violence against women?This is a qualitative exploratory research developed from the application of a semi-structured questionnaire with 13 students who completed the course. The results indicate that although violence is a well known phenomenon, the educators in training have few reflections and academic knowledge on the subject, which points to the need to address violence against women in the Pedagogy course curriculum as a way to expand students' knowledge on the subject.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-04T11:44:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VAM08102019.pdf: 847296 bytes, checksum: a611f46491c7e93ff0da71a772ebfd09 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-04T11:44:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VAM08102019.pdf: 847296 bytes, checksum: a611f46491c7e93ff0da71a772ebfd09 (MD5) Previous issue date: 2019-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência - mulherespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectGênero - mulherpt_BR
dc.titleViolência contra as mulheres na percepção de estudantes mulheres de pedagogiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Félix da-
dc.description.resumoA violência contra as mulheres é um problema social que preocupa profissionais de diversos campos. Seus impactos atingem mulheres de todas as classes sociais, idades, locais de moradia, sendo uma das formas mais graves e recorrentes violação contra os direitos humanos das mulheres. Sendo o Curso de Pedagogia composto majoritariamente por mulheres. Diante desse cenário, cabe perguntar: qual a percepção das estudantes de Pedagogia, do Campus I da UFPB, sobre a temática da violência contra as mulheres? Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, desenvolvida a partir da aplicação de um questionário semi- estruturado com 13 alunas estudantes concluintes do referido Curso. Os resultados apontam que apesar da violência ser um fenômeno bastante conhecido, as pedagogas em formação possuem poucas reflexões e conhecimentos acadêmicos sobre o tema, o que aponta para a necessidade de abordagem da violência contra as mulheres no currículo do curso de Pedagogia como forma de ampliar os conhecimentos das estudantes sobre o tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VAM08102019.pdf827,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons