Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Thamíris Cristina Alves da-
dc.date.accessioned2019-11-04T13:25:36Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-11-04T13:25:36Z-
dc.date.issued2019-10-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16270-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper aimed to discuss the relevance of playfulness within the school, focusing on Early Childhood Education, in the class of Infantil V, which was the internship and developed activities that provided the construction of knowledge in a dynamic way. and pleasurable. To achieve the general objective, the following specific objectives were defined: identify how play facilitates the teaching-learning process and how the teacher uses playfulness in the classroom, analyze how play interferes with the education and learning of children in education. Children, observe the teacher's didactics in the playful activities and how they are being used in the insertion of the knowledge, besides developing pedagogical interventions using playful and interactive activities. This paper discusses three chapters that approach playfulness as a contribution to the learning process, as well as teachers use play in the context of early childhood education. It had as empirical methodology the descriptive and qualitative approach research, whose procedures were: bibliographic research; field research; participant observation and conducting. The results show the importance of playful activities in the context of early childhood education as facilitating resources for the children's learning process, as well as for the integral development of the child. Based on some theorists like Carvalho (2015), Kishimoto (1998), Vygotsky (1989). It is concluded that the games are paramount in the curriculum of early childhood education, as well as in the education and learning of children and are used quite often by said teacher, who understands the playful resources as stimuli to the social, physical and intellectual development of children. . Through this research, it was possible to experience practices, understand the contexts of the teaching process and understand the relationship between theory and practice of playfulness.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-04T13:25:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCAS10102019.pdf: 1537962 bytes, checksum: 41296b3aa0414d60b72527946dfb748d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-04T13:25:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TCAS10102019.pdf: 1537962 bytes, checksum: 41296b3aa0414d60b72527946dfb748d (MD5) Previous issue date: 2019-10-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectensino - aprendizagempt_BR
dc.titleEducação infantil: a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Fernanda Mendes Cabral Albuquerque-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo discorrer sobre a relevância da ludicidade dentro do âmbito escolar, com foco na Educação Infantil, na turma do Infantil V, ao qual foi realizado o estágio e desenvolvidas atividades que propiciaram a construção do conhecimento de forma dinâmica e prazerosa. Para realização do objetivo geral, foram definidos os objetivos específicos seguintes: identificar como as brincadeiras facilitam o processo ensino-aprendizagem e como a docente utiliza a ludicidade dentro da sala de aula, analisar como as brincadeiras interferem na educação e na aprendizagem das crianças na Educação Infantil, observar a didática da docente nas atividades lúdicas e como estão sendo utilizadas na inserção do conhecimento, além de desenvolver intervenções pedagógicas utilizando atividades lúdicas e interativas. O presente trabalho discorre em três capítulos que abordam o lúdico como contribuição no processo de aprendizagem, bem como, os docentes utilizam as brincadeiras no contexto da Educação Infantil. Teve como metodologia empírica a pesquisa do tipo descritiva e de abordagem qualitativa, cujos procedimentos utilizados foram: pesquisa bibliográfica; pesquisa de campo; observação participante e regência. Os resultados apontam a importância das atividades lúdicas no contexto da Educação Infantil como recursos facilitadores para o processo de aprendizagem das crianças, bem como para o desenvolvimento integral da criança. Tendo como base alguns teóricos como Carvalho (2015), Kishimoto (1998), Vygotsky (1989). Conclui-se que as brincadeiras são primordiais no currículo da Educação Infantil, como também, na educação e na aprendizagem das crianças e são utilizadas com bastante frequência pela referida docente, que entende os recursos lúdicos como estímulos ao desenvolvimento social, físico e intelectual das crianças. Através desta pesquisa, foi possível vivenciar práticas, entender os contextos do processo de ensino e compreender a relação entre teoria e prática da ludicidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCAS10102019.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons