Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16279
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Nívea Karla Andrade-
dc.date.accessioned2019-11-04T17:49:12Z-
dc.date.available2019-10-07-
dc.date.available2019-11-04T17:49:12Z-
dc.date.issued2019-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16279-
dc.description.abstractAugmentative and Alternative Communication aims to expand and assist people with disabilities and complex communication needs in their communicative development, which comprises the organization and construction of their social interaction process. In the context of Special Education, its purpose is to be used as a mediator for occupational and communicative activities, favoring the cognitive and behavioral development of students with disabilities, especially enriching their quality of life and their family and social life. Thus, this research aimed to analyze the use of supplementary and augmentative communication in a Specialized Education Institution in Special Education. This analysis was performed by observing and applying supplementary and alternative communication systems and resources. The research was conducted in a special education institution, with five participants with intellectual disabilities and divided into three interventions. The results showed that the participants, through augmentative Communication, could expand their communication and interaction process. The activities were motivating for the students. Therefore, knowing and understanding this assistive technology resource makes a major difference in the overall development process of students with intellectual disabilities with complex communication needs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-04T17:49:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NKAA07102019.pdf: 1935864 bytes, checksum: 6fe8cbd2db8174c55059c63d998b90d8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-04T17:49:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NKAA07102019.pdf: 1935864 bytes, checksum: 6fe8cbd2db8174c55059c63d998b90d8 (MD5) Previous issue date: 2019-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectComunicação alternativapt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.titleUtilização da comunicação suplementar e alternativa em uma instituição de ensino de educação especialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoA Comunicação Suplementar e Alternativa tem por finalidade ampliar e auxiliar pessoas com deficiência e necessidades complexas de comunicação no seu desenvolvimento comunicativo, que compreende a organização e construção do seu processo de interação social. No contexto da Educação Especial tem como finalidade ser utilizada como mediação de atividades ocupacionais e comunicativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e comportamental dos alunos com deficiência, enriquecendo sobretudo sua qualidade de vida e seu convívio familiar e social. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da comunicação suplementar e alternativa em uma Instituição de Ensino Especializada em Educação Especial. Esta análise foi efetuada mediante a observação e aplicação de sistemas e recursos de comunicação suplementar e alternativa. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Educação Especial, com cinco participantes com deficiência intelectual e dividida em três intervenções. Os resultados demonstraram que os participantes, por meio da Comunicação Alternativa, puderam ampliar seu processo de comunicação e interação. As atividades foram motivadoras para os alunos. Logo, conhecer e compreender este recurso de tecnologia assistiva faz diferença primordial no processo de desenvolvimento global do aluno com deficiência intelectual com necessidades complexas de comunicação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NKAA07102019.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons