Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Mônica Maria da Silva-
dc.date.accessioned2019-11-04T18:23:01Z-
dc.date.available2019-10-07-
dc.date.available2019-11-04T18:23:01Z-
dc.date.issued2019-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16283-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the view of teachers in the regular classroom and the ESA about the inclusion of a student with Autistic Spectrum Disorder in the regular school system. History illuminates the experiences of exclusion and the arduous path of struggle followed by people with disabilities not only in education, but also in the social environment, especially after the consecration of the inclusion paradigm with the advent of the Salamanca Declaration (UNESCO, 1994). Autistic Spectrum Disorder (ASD) is characterized as a global developmental disorder and students with ASD are part of the target audience of special education, and their right to quality education is guaranteed. Given this scenario, knowing the vision, performance and pedagogical practices used by teachers who deal daily with students with ASD is necessary since these professionals play a fundamental role in the current scenario of inclusion in which we live. This work is configured as a qualitative research, conducted through a semi- structured interview script, with direct observation of the activities performed with a student with ASD in the school context. The research field is a school in the municipal network of João Pessoa and the subjects are two teachers, one from the regular classroom and the other from the AEE classroom, with which it was possible to collect data, in addition to the student with ASD. was observed directly in the classroom. The results of the research indicate that there is an attempt by the school and teachers to establish inclusive pedagogical practices, although they are not enough for the student with ASD to have access to quality education, as such practices need to be improved to become a possibility. of inclusion. The challenges are many and not just in the school context, they go beyond the school walls.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-04T18:23:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMSB07102019.pdf: 1430499 bytes, checksum: bd0c922fc789a10b23a5c280aeb952f7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-04T18:23:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMSB07102019.pdf: 1430499 bytes, checksum: bd0c922fc789a10b23a5c280aeb952f7 (MD5) Previous issue date: 2019-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleA visão docente sobre a inclusão de um aluno com transtorno do espectro autista no contexto escolar: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taísa Caldas-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo analisar a visão das professoras da sala de aula regular e da sala de AEE sobre a inclusão de um aluno com Transtorno do Espectro Autista na rede regular de ensino. A história ilumina as experiências de exclusão e o árduo caminho de luta percorrido pelas pessoas com deficiência não só no âmbito educacional, como também no meio social, principalmente após a consagração do paradigma da inclusão com o advento da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994). O Transtorno do Espectro Autista (TEA) caracteriza-se como um transtorno global do desenvolvimento e os estudantes com TEA fazem parte do público-alvo da educação especial, estando garantido o seu direito a uma educação de qualidade. Diante deste cenário, conhecer a visão, a atuação e as práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras que lidam diariamente com alunos com TEA é necessária uma vez que estas profissionais desempenham um papel fundamental no atual cenário de inclusão em que vivemos. Este trabalho se configura como uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um roteiro de entrevista semiestruturada, com observação direta das atividades realizadas com um aluno com TEA no contexto escolar. O campo da pesquisa é uma escola da rede municipal de João Pessoa e os sujeitos são duas professoras, uma da sala de aula regular e outra da sala do AEE, com as quais foi possível coletar os dados, além do aluno com TEA, o qual foi alvo de observação diretamente na sala de aula. Os resultados da pesquisa apontam que existe uma tentativa da escola e das professoras em estabelecer práticas pedagógicas inclusivas, embora não sejam suficientes para que o aluno com TEA tenha acesso a um ensino de qualidade, pois tais práticas precisam ser aperfeiçoadas, para se tornarem uma possibilidade de inclusão. Os desafios são muitos e não estão apenas no contexto escolar, eles ultrapassam os muros da escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMSB07102019.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons