Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Miriam Oliveira da-
dc.date.accessioned2019-11-05T10:20:34Z-
dc.date.available2019-10-07-
dc.date.available2019-11-05T10:20:34Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16289-
dc.description.abstractThis final paper of the course License in Pedagogy aims, among other aspects, to analyze the conceptions of teachers about literacy.The starting point is to carry out bibliographic and field research. The bibliographic research based on Brazilian authors such as Kleimen (2007), Soares (2010), Bartoni (2015),among others, contributed to reflection and discussion on the subject. The field research took place atEscolaEstadual de Ensino Fundamental Professor Adélia de França and involved four teachers working in youth and adult education (EJA) classes. The data collection and content analysis based on Bardin (1977) provided an answer to the questions and hypotheses of the research, showing that in the school space and among teachers working in EJA classes, there are still many doubts about the concept of literacy and its possible association to the occurrence of innovative teaching and meaningful learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T10:20:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOC07102019.pdf: 949062 bytes, checksum: 8a2aadc3c3a1bfc0e28e48219e3873ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T10:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOC07102019.pdf: 949062 bytes, checksum: 8a2aadc3c3a1bfc0e28e48219e3873ac (MD5) Previous issue date: 2019-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleAlfabetizar letrando: as concepções dos professores de EJA da Escola Estadual Professora Adélia de Françapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Isabel Marinho da-
dc.description.resumoO Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Alfabetizar Letrando: As concepções dos professores de EJA da Escola Estadual Professora Adélia de França”, visa, dentre outros aspectos, analisar as concepções dos professores sobre alfabetização e letramento. O ponto de partida é a realização da pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica fundamentada em estudiosos brasileiros como Kleimen (2007), Soares (2010), Bartoni(2015), entre outros, contribuíram para reflexão e discussão sobre o assunto. A pesquisa de campo ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Adélia de França e envolveu quatro professores que atuam em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta dos dados e a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977) proporcionou responder as questões e hipóteses da pesquisa, apresentando que no espaço escolar e entre os professores que atuam em turmas de EJA, ainda há muitas dúvidas sobre o conceito de alfabetização e letramento e de sua possível associação para a ocorrência de ensino inovador e da aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOC07102019.pdf926,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons