Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16289Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Miriam Oliveira da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-11-05T10:20:34Z | - |
| dc.date.available | 2019-10-07 | - |
| dc.date.available | 2019-11-05T10:20:34Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16289 | - |
| dc.description.abstract | This final paper of the course License in Pedagogy aims, among other aspects, to analyze the conceptions of teachers about literacy.The starting point is to carry out bibliographic and field research. The bibliographic research based on Brazilian authors such as Kleimen (2007), Soares (2010), Bartoni (2015),among others, contributed to reflection and discussion on the subject. The field research took place atEscolaEstadual de Ensino Fundamental Professor Adélia de França and involved four teachers working in youth and adult education (EJA) classes. The data collection and content analysis based on Bardin (1977) provided an answer to the questions and hypotheses of the research, showing that in the school space and among teachers working in EJA classes, there are still many doubts about the concept of literacy and its possible association to the occurrence of innovative teaching and meaningful learning. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T10:20:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOC07102019.pdf: 949062 bytes, checksum: 8a2aadc3c3a1bfc0e28e48219e3873ac (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-05T10:20:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MOC07102019.pdf: 949062 bytes, checksum: 8a2aadc3c3a1bfc0e28e48219e3873ac (MD5) Previous issue date: 2019-09-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Letramento | pt_BR |
| dc.subject | Professor | pt_BR |
| dc.title | Alfabetizar letrando: as concepções dos professores de EJA da Escola Estadual Professora Adélia de França | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Costa, Isabel Marinho da | - |
| dc.description.resumo | O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Alfabetizar Letrando: As concepções dos professores de EJA da Escola Estadual Professora Adélia de França”, visa, dentre outros aspectos, analisar as concepções dos professores sobre alfabetização e letramento. O ponto de partida é a realização da pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa bibliográfica fundamentada em estudiosos brasileiros como Kleimen (2007), Soares (2010), Bartoni(2015), entre outros, contribuíram para reflexão e discussão sobre o assunto. A pesquisa de campo ocorreu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Adélia de França e envolveu quatro professores que atuam em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A coleta dos dados e a análise de conteúdo fundamentada em Bardin (1977) proporcionou responder as questões e hipóteses da pesquisa, apresentando que no espaço escolar e entre os professores que atuam em turmas de EJA, ainda há muitas dúvidas sobre o conceito de alfabetização e letramento e de sua possível associação para a ocorrência de ensino inovador e da aprendizagem significativa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MOC07102019.pdf | 926,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
