Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorThó, Mariana Carla da Silva-
dc.date.accessioned2019-11-05T10:29:57Z-
dc.date.available2019-10-09-
dc.date.available2019-11-05T10:29:57Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16290-
dc.description.abstractAutism spectrum disorder restricts an individual's interaction with society by presenting behavioral changes and communication problems. To improve this social interaction and minimize the negative effects of ASD on children's lives, the use of music as a facilitating pedagogical resource in the process of social inclusion and the learning process is perceived. Therefore, this paper reports the observations made in a kindergarten class of a regular school, following the daily life of a child with ASD. It aims to investigate how music is being worked at school by the preschool teacher in order to facilitate the learning of children with ASD. For the development of the research, six days of observation were carried out in a group of children IV, of a school of the private school system. The participants of the observations were the teacher, the room assistant and the student with four-year-old autism spectrum disorder. Observations were recorded in a logbook. Data analyzes and discussions were performed for each observation day. The results showed that music is not yet used as a pedagogical procedure in the development of a child with ASD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T10:29:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCST09102019.pdf: 451729 bytes, checksum: 447da3041200bc2c2f83295bad319cd5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T10:29:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCST09102019.pdf: 451729 bytes, checksum: 447da3041200bc2c2f83295bad319cd5 (MD5) Previous issue date: 2019-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - músicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.titleA música como recurso pedagógico para a aprendizagem dos alunos com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoO transtorno do espectro autista restringe a interação do indivíduo com a sociedade por apresentar alterações no comportamento e problemas na comunicação. Para melhorar esta interação social e minimizar os efeitos negativos do TEA na vida das crianças percebe-se a utilização da música como recurso pedagógico facilitador no processo de inclusão social e no processo de aprendizagem. Para tanto, o presente trabalho relata as observações feitas em uma turma da educação infantil de uma escola regular, acompanhando o cotidiano de uma criança com TEA. Tem como objetivo investigar como a música está sendo utilizada na escola pelo professor da educação infantil a fim de facilitar a aprendizagem das crianças com TEA. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizados seis dias de observação em uma turma do infantil IV, de uma escola da rede particular de ensino. Os participantes das observações foram a professora, a auxiliar de sala e o aluno com transtorno do espectro autista de quatro anos de idade. As observações foram registradas em um diário de bordo. As análises e discussões dos dados foram realizadas por cada dia de observação. Os resultados mostraram que a música ainda não é utilizada como procedimento pedagógico no desenvolvimento de uma criança com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MCST09102019.pdf441,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons