Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16290Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Thó, Mariana Carla da Silva | - |
| dc.date.accessioned | 2019-11-05T10:29:57Z | - |
| dc.date.available | 2019-10-09 | - |
| dc.date.available | 2019-11-05T10:29:57Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16290 | - |
| dc.description.abstract | Autism spectrum disorder restricts an individual's interaction with society by presenting behavioral changes and communication problems. To improve this social interaction and minimize the negative effects of ASD on children's lives, the use of music as a facilitating pedagogical resource in the process of social inclusion and the learning process is perceived. Therefore, this paper reports the observations made in a kindergarten class of a regular school, following the daily life of a child with ASD. It aims to investigate how music is being worked at school by the preschool teacher in order to facilitate the learning of children with ASD. For the development of the research, six days of observation were carried out in a group of children IV, of a school of the private school system. The participants of the observations were the teacher, the room assistant and the student with four-year-old autism spectrum disorder. Observations were recorded in a logbook. Data analyzes and discussions were performed for each observation day. The results showed that music is not yet used as a pedagogical procedure in the development of a child with ASD. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T10:29:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCST09102019.pdf: 451729 bytes, checksum: 447da3041200bc2c2f83295bad319cd5 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-05T10:29:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCST09102019.pdf: 451729 bytes, checksum: 447da3041200bc2c2f83295bad319cd5 (MD5) Previous issue date: 2019-09-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino - música | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
| dc.title | A música como recurso pedagógico para a aprendizagem dos alunos com transtorno do espectro autista | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Massaro, Munique | - |
| dc.description.resumo | O transtorno do espectro autista restringe a interação do indivíduo com a sociedade por apresentar alterações no comportamento e problemas na comunicação. Para melhorar esta interação social e minimizar os efeitos negativos do TEA na vida das crianças percebe-se a utilização da música como recurso pedagógico facilitador no processo de inclusão social e no processo de aprendizagem. Para tanto, o presente trabalho relata as observações feitas em uma turma da educação infantil de uma escola regular, acompanhando o cotidiano de uma criança com TEA. Tem como objetivo investigar como a música está sendo utilizada na escola pelo professor da educação infantil a fim de facilitar a aprendizagem das crianças com TEA. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizados seis dias de observação em uma turma do infantil IV, de uma escola da rede particular de ensino. Os participantes das observações foram a professora, a auxiliar de sala e o aluno com transtorno do espectro autista de quatro anos de idade. As observações foram registradas em um diário de bordo. As análises e discussões dos dados foram realizadas por cada dia de observação. Os resultados mostraram que a música ainda não é utilizada como procedimento pedagógico no desenvolvimento de uma criança com TEA. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MCST09102019.pdf | 441,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
