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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16292
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuedes, Maria Barbosa dos Santos-
dc.date.accessioned2019-11-05T10:59:39Z-
dc.date.available2019-09-27-
dc.date.available2019-11-05T10:59:39Z-
dc.date.issued2019-09-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16292-
dc.description.abstractThe present work concerned the theme of affectivity in Early Childhood Education: Reflections of internship paractices in the teacher education of students from Federal University of Paraíba. This research was aimed at the students of the institution who had already attended the Supervised Internship II discipline in Early Childhood Education. To this purpose, a questionnaire regarding both affectivity and teacher education was used, which somehow directly influences this process of affection experienced or not by teachers of early childhood education. The purpose of these questions was to reflect the importance of the discipline of Early Childhood Education for teacher education and to discuss how the student who graduated from this discipline perceived the paractices of affection during the internship field. Throughout this work we can notice how the theory of affectivity proposed by Wallon makes up the binomial care and education. According to the results obtained in relation to teacher education, we can see that in CREIs in João Pessoa we have a variation ranging from teaching to doctorate degree, with more quantity in graduated teachers. Regarding the paractices of affectivity we can conclude that positive and negative paractices were observed. The positive ones aimed to reinforce how important affectivity is in child emancipation. The negative ones were those which drew most attention for their quantity as well as for the impact they had on us. Finally, it was noticed a great need for preschool teachers to consider more carefully the act of caring that is inseparable from the paractice of educating considering the whole development of the child.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T10:59:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MBSG27092019.pdf: 606690 bytes, checksum: 111378c7516e052a5eeae646f5c15e5b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T10:59:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MBSG27092019.pdf: 606690 bytes, checksum: 111378c7516e052a5eeae646f5c15e5b (MD5) Previous issue date: 2019-09-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducar - cuidarpt_BR
dc.titleA percepção da importância da afetividade na prática docente da educação infantil pelos egressos da disciplina de estágio supervisionado II do curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Espindola, Maíra Lewtchuk-
dc.description.resumoO presente trabalho abordou o tema da afetividade na educação infantil: reflexões das práticas de estágio na formação docente dos estudantes da Universidade Federal da Paraíba. Tendo como Objetivo geral: Refletir de que maneira os/as estudantes de pedagogia percebem as práticas de estágio no âmbito da afetividade na educação infantil. E os objetivos específicos foram: Discutir a importância da afetividade na educação infantil; refletir sobre a importância da disciplina de Estágio na educação infantil para a formação docente; analisar como os egressos da disciplina de Estágio Supervisionado II perceberam as práticas de afetividade durante as idas no campo de estágio na educação infantil. Esta pesquisa foi voltada para os/as próprios/as alunos/as da instituição que já tiveram cursado a disciplina de Estágio supervisionado II na educação infantil. Para tanto foi utilizado um questionário contendo questões, tanto voltadas para a afetividade quanto para a formação docente, que de certa forma influencia diretamente nesse processo de afetividade vivenciado ou não por professoras e professores da educação infantil. O objetivo dessas questões foram refletir a importância da disciplina de Estágio na educação infantil para a formação docente e discutir como o/a aluno/a egresso dessa disciplina percebeu as práticas de afetividade durante a ida ao campo de estágio. Ao longo desse trabalho podemos perceber como a teoria da afetividade proposta por Wallon deu suporte para se pensar a indissociabilidade entre o binômio cuidar e educar. De acordo com os resultados obtidos em relação a formação docente podemos perceber que, nas instituições de educação infantil de João Pessoa temos uma variação, que vai desde o magistério ao doutorado, sendo em maior número os professores graduado/as. No tocante as práticas de afetividade podemos concluir que se observou práticas positivas e negativas. As positivas serviram para reforçar o quanto é importante a afetividade na emancipação infantil. Sendo as negativas as que chamaram mais atenção pelo seu número como também pelo impacto que nos foi causado. Por fim foi percebido uma necessidade gritante dos professores da educação infantil levarem mais em consideração que, o ato do cuidar está associado à prática do educar, levando em consideração o desenvolvimento integral da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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