Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Marcela de Menezes-
dc.date.accessioned2019-11-05T11:06:41Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-11-05T11:06:41Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16293-
dc.description.abstractThe present work had as main objective to understand the contribution of Psychogenesis as an evaluative procedure in the development of children's writing in the Literacy process. With the specific objectives we want: To review the studies that underlie Psychogenesis and Literacy; diagnose the levels that children present in psychogenesis tests in an initial, intermediate and final evaluation; Identify the changes presented by the students during the Literacy process and propose activities for the teacher to work with the Psychogenesis of the students in the Literacy cycle. As a research methodology, the qualitative method was prioritized through case study, using participant observation tools, semi-structured interviews and Psychogenesis tests. The research was carried out with the 1st grade elementary school class of the Basic Education School and the class teacher. We use theoretical support in the studies of Ferreiro and Teberosky (1999), Grossi (1990), Morais (2012), Soares (2003), and others, who contributed for the discussions in this paper. The results of this research show that the Psychogenesis of written language contributes significantly in the development of students' writing. We observed that the class teacher knows at what level of learning each child is in performing the dictations as a way to identify the writing stages, as well a which works involving reading and writing have contributed to the evolution of students. Considering this aspects, we recognize the importance of Psychogenesis in the development of students' writing.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T11:06:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMS08102019.pdf: 2569760 bytes, checksum: 7a32adbe1256726ae61cee3cdebc1a98 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T11:06:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MMS08102019.pdf: 2569760 bytes, checksum: 7a32adbe1256726ae61cee3cdebc1a98 (MD5) Previous issue date: 2019-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicogênese da língua escritapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessor alfabetizadorpt_BR
dc.titleAvaliando o desenvolvimento da escrita da criança por meio da psicogênese: contribuições para o processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Joseval dos Reis-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo principal compreender qual a contribuição da Psicogênese como procedimento avaliativo no desenvolvimento da escrita de crianças no processo de Alfabetização. Com os objetivos específicos procuramos: Revisar os estudos que fundamentam a Psicogênese e Alfabetização; diagnosticar os níveis que as crianças apresentam nos testes da psicogênese em uma avaliação inicial, intermediária e final; identificar as mudanças apresentadas pelos alunos durante o processo de Alfabetização e propor atividades para o professor trabalhar com a Psicogênese dos alunos no ciclo de Alfabetização. Como metodologia de pesquisa, foi priorizado o método qualitativo, por meio de estudo de caso, fazendo uso das ferramentas de observação participante, entrevista semiestruturada e testes da Psicogênese. A pesquisa foi realizada com a turma do 1° ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica e a professora da turma. Buscamos apoio teórico nos estudos de Ferreiro e Teberosky (1999), Grossi (1990), Morais (2012), Soares (2003), e entre outros, que contribuíram para as discussões escritas neste trabalho. Os resultados desta pesquisa mostram que a Psicogênese da língua escrita contribui de forma significativa no desenvolvimento dos alunos. Observamos que a professora da turma conhece em que nível de aprendizagem cada criança se encontra, pois, realiza os ditados como forma de identificar as fases da escrita, bem como, aplica atividades que envolvem a leitura e a escrita, que vêm contribuindo para a evolução dos educandos. Diante disso, reconhecemos a importância da Psicogênese no desenvolvimento da escrita dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMS08102019.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons