Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16301| Tipo: | TCC |
| Título: | O uso de poemas em sala de aula: possibilidades para desenvolver leitura e alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Oliveira, Juliane Gomes de |
| Primeiro Orientador: | Miranda, Joseval dos Reis |
| Resumo: | Este trabalho teve o objetivo de analisar como o uso de poemas pode auxiliar os alunos no desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização, nos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Também foi necessário revisitar os estudos teóricos acerca da alfabetização e o uso de poemas nos anos Iniciais do Ensino Fundamental; diagnosticar o nível de leitura dos alunos por meio de atividades diagnóstica; implementar atividades por meio de oficinas e do uso de poemas a fim de contribuir no processo de alfabetização e avaliar os resultados detectados a partir das oficinas temáticas, com poemas para o desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização. Quanto à abordagem do problema foi utilizada a pesquisa qualitativa, fazendo uso da observação participante, roda de conversa e oficinas pedagógicas. Os sujeitos da pesquisa foram: uma turma do quarto ano e, a professora titular da sala. A escolha dos participantes, bem como o local da pesquisa foi motivada pelo Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental do curso de Pedagogia. O aporte teórico que fundamentaram esse trabalho sobre o conceito de alfabetização foi: Cagliari (2010), Vygotsky (1998), Ferreiro (1993), Santos, Albuquerque e Mendonça (2007). As contribuições sobre o conceito de leitura foram os seguintes teóricos: Solé (1998), Paulo Freire (1998), Koch e Elias (2006) entre outros. Octavio Paz (1982) e Ramos (2010) para embasar as discussões referentes a poemas. Além de ser pertinente o Parâmetro curricular Nacional (PCN, 1997) da Língua Portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). No decorrer do processo de pesquisa, percebi que a professora titular organiza o seu trabalho pedagógico direcionado para o gênero literário poemas. Por intermédio das intervenções na turma, que se deram no formato de oficinas, constatei as reações positivas dos alunos, e mediante essa experiência apresentei um caminho possível para desenvolver a leitura e alfabetização com o uso de poemas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, reconhecendo a importância do uso de poemas se faz necessário que os professores incluam atividades com uso do gênero literário poemas, nas suas práticas pedagógicas, principalmente na alfabetização. |
| Abstract: | This work aimed to analyze how the use of poems can help students in the development of reading in the literacy process, in the early years of elementary school. It was also necessary to revisit the theoretical studies about the literacy and the use of pomas in the early years of elementary school; to diagnose the level of reading of students through diagnostic activities; implement activities through workshops and the use of poems in order to contribute to the literacy process and evaluate the results detected from the thematic workshops, with poems for the development of reading in the process of literacy. As for the approach of the problem, qualitative research was used, making use of participant observation, conversation wheel and pedagogical workshops. The subjects of the research were: a class of the fourth year and, the titular teacher of the room. The choice of participants as well as the place of research was motivated by the supervised Internship of the Elementary Education of the pedagogy course. The theoretical contribution that founded this work on the concept of literacy was: Cagliari (2010), Vygotsky (1998), Ferreiro (1993), Santos, Albuquerque and Mendonça (2007). The contributions on the concept of reading were the following theorists: Solé (1998), Paulo Freire (1998), Koch and Elias (2006) among others. Octavio Paz (1982) and Ramos (2010) to base discussions on poems. Besides being pertinent the National curricular Parameter (PCN, 1997) of the Portuguese Language and the curricular Common National Base - BNCC (2017). In the course of the research process, I realized that the titular teacher organizes his pedagogical work directed to the literary genre poems. Through the interventions in the class, which took place in the workshop, I noticed the positive reactions of the students, and through this experience I presented a possible way to develop reading and literacy with the use of poems in the Early Years of Elementary Education. Therefore, recognizing the importance of the use of poems it is necessary that teachers include activities with the use of the literary genre poems, in their pedagogical practices, mainly in literacy. |
| Palavras-chave: | Poemas - sala de aula Alfabetização - poema Leitura - poesia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16301 |
| Data do documento: | 30-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JGO08102019.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
