Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16303| Tipo: | TCC |
| Título: | Metodologias colaborativas no ensino-aprendizagem em administração |
| Autor(es): | Bento, Rodolpho de Sousa |
| Primeiro Orientador: | Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima |
| Resumo: | A diversidade metodológica que o professor faz uso têm a capacidade de expandir ou limitar o aprendizado dos alunos, e existem diversos fatores que influenciam essa relação, na metodologia colaborativa o aluno é um agente ativo de sua própria aprendizagem. O objetivo geral desta pesquisa é analisar competências necessárias ao uso de metodologias colaborativas, a partir da percepção de professores em formação (aluno da pós-graduação). A pesquisa utilizou um estudo de questionário semiestruturado, a fim de identificar os tipos de perfil docentes mediante as experiências e escolhas na disciplina de Práticas de Ensino em Administração no Curso de Pós-graduação em Administração sobre a utilização de metodologias colaborativas e identificar as competências do professor. Verificou-se que após a experiência proporcionada pela disciplina, os professores em formação se sentem mais atraídos pelas estratégias que fomentam maior participação e engajamento dos alunos, ao mesmo tempo em que incorporam inovações tecnológicas no processo de ensino aprendizagem, por outro lado, tendem a não ter interesse em estratégias que se apresentam “difíceis de executar” ou que apresentem resistência dos alunos quanto ao seu desenvolvimento. |
| Abstract: | The methodological diversity that the teacher uses has the capacity to expand or limit student learning, and there are several factors that influence this relationship, in the collaborative methodology the student is an active agent of his own learning. The general objective of this research is to analyze competencies necessary to the use of collaborative methodologies, based on the perception of teachers in training (postgraduate student). The research used a semi-structured questionnaire study to identify the types of teachers profile through the experiences and choices in the discipline of Teaching Practices in Administration in the Postgraduate Course in Administration on the use of collaborative methodologies and to identify the competences of the teacher. It was verified that after the experience provided by the discipline, the teachers in training are more attracted to the strategies that encourage greater participation and engagement of the students, while incorporating technological innovations in the teaching-learning process, on the other hand, tend to have no interest in strategies that are "difficult to execute" or that present students' resistance to their development. |
| Palavras-chave: | Ensino em administração Metodologias ativas Metodologias colaborativas Competência do professor |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16303 |
| Data do documento: | 23-Out-2018 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RSB05112019.pdf | 374,81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
