Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarneiro, Jossimary Virgolino Custódio-
dc.date.accessioned2019-11-05T13:37:46Z-
dc.date.available2019-10-10-
dc.date.available2019-11-05T13:37:46Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16304-
dc.description.abstractThis research focus on understanding the process of teaching and learning of two disabled children, one with low vision and the other one with down syndrome. The participants of the research are students of the first grade of fundamental of a private school of João Pessoa - PB both are seven years old and are accompanied, both inside and outside of classroom by a intern(pedagogy) each. The research developed itself around bibliography with the objective of bring a little knowledge about this subject, briefly showcasing the stories of disabled people, the laws, the learning, the pedagogical mediation phase, and others. It was also used the method of observation as a way to obtain information to do the research. Each student was observed during 1 week of school in the month of august of 2019.Using the notes of our observation and the researches done around bibliography around the theme, were highlighted four points of interest that were discussed in the end of the research. The discussion of the obtained information was argumented from the fundamental base that was build during the research with the teoric support. The main results obtained in this research were: in relation to collaborative teaching, it was clear that the same occurrences between interns and teachers; a pedagogical mediation that was being carried out by the agency; as tailored activities and materials that were tailored to the needs of each student.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T13:37:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JVCC01102019.pdf: 1216610 bytes, checksum: c57dc9682e42232f8f6c4c8a8dffc93c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T13:37:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JVCC01102019.pdf: 1216610 bytes, checksum: c57dc9682e42232f8f6c4c8a8dffc93c (MD5) Previous issue date: 2019-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.titleProcessos de ensino e aprendizagem de duas crianças com deficiência de uma escola particularpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de ensino e aprendizagem de duas crianças com deficiência, uma com baixa visão e uma com síndrome de Down. As participantes da pesquisa estão matriculadas no 1° ano do Ensino Fundamental I de uma escola particular localizada na cidade João Pessoa – PB. Ambas têm sete anos e são acompanhadas, dentro e fora de sala de aula, por uma estagiária do curso de Pedagogia. A pesquisa se desenvolveu por meio de fontes bibliográficas com objetivo de refletir sobre os conhecimentos da área de Educação Especial, passando brevemente pela história das pessoas com deficiência, pelas leis, a aprendizagem, a mediação pedagógica, recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva. Utilizou-se também da observação para obter as informações necessárias para a realização do trabalho. Cada aluna foi observada durante uma semana letiva no mês de agosto de 2019. A partir das observações feitas e da pesquisa bibliográfica acerca da temática, foram estabelecidas quatro categorias, discutidas ao final deste trabalho. A discussão das informações obtidas foi argumentada partindo da base de fundamentação construída ao longo do trabalho como suporte teórico. Os principais resultados obtidos nesta pesquisa foram: em relação ao ensino colaborativo, o qual ficou claro que o mesmo acontecia entre a estagiária e os professores; a mediação pedagógica, que foi realizada pela estagiária e pela professora; as atividades e os materiais adaptados que estavam condizentes com as necessidades de cada aluna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JVCC01102019.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons