Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16307Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Guedes, Kilma Cristeane Ferreira | - |
| dc.date.accessioned | 2019-11-05T13:59:46Z | - |
| dc.date.available | 2019-10-07 | - |
| dc.date.available | 2019-11-05T13:59:46Z | - |
| dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16307 | - |
| dc.description.abstract | This project discusses the teacher degree at and to the Human Rights at Pedagogy Course, CE/UFPB/Campus I, specially at Young and Adult Alphabetization Subject (Serious Study Area of Educação de Jovens e Adultos – EJA). In this perspective, basing in the contemporary literature and in its theoretical and methodological sources, we object to analyze how the teacher degree to the Human Rights – HR has been configured at Young and Adult Alphabetization Subject. We started with the purpose that the teacher degree reasoned in the Education in Human Rights - EHR, constitutes in critical action able to incite transformations in the subjects reality. But, to the educative dimension be stimulated is indispensable a basic degree sourced and directed in the EHR’s perspective, that comes possible reviews of the curriculum pedagogical practices and of methodologies that aim to comprehend the Human Rights importance in the teaching-learning process and, particularly, in the young, adults and seniors alphabetization. But, do the course curricular structure considers a degree to EHR? The study had used bibliographical sources under the consecutive authors concept: Freire (2001), Maciel (2016), Benevides (2003), Dias & Porto (2010) and others, beyond qualitative research with exploratory character and the data collect instrument was the questionnaire applied in the concluding students of Pedagogy Course that studied Young and Adult Alphabetization Subject. The study lets to verify advancements that need to be amplified and hindrances that need to be coped to the EHR can contribute to the pedagogues degree and in this ambit to the Young and Adult Alphabetization Subject. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T13:59:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KCFG07102019.pdf: 1338099 bytes, checksum: 7e936cf98d28530b7f6076b03df4f5ce (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-05T13:59:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KCFG07102019.pdf: 1338099 bytes, checksum: 7e936cf98d28530b7f6076b03df4f5ce (MD5) Previous issue date: 2019-10-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Educação - direitos humanos | pt_BR |
| dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.title | Educação em direitos humanos na formação de pedagogos/CE/UFPB: considerações sobre a disciplina alfabetização de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Maria Elizete Guimarães | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho discute a formação docente em e para os Direitos Humanos no Curso de Pedagogia/CE/UFPB/Campus I, em especial, na Disciplina de Alfabetização de Jovens e Adultos (Área de Aprofundamento da Educação de Jovens e Adultos – EJA). Nessa perspectiva, com base na literatura contemporânea e nos fundamentos teórico e metodológico que a envolvem, temos por objetivo analisar como a formação docente para Educação em Direitos Humanos – EDH vem sendo configurada na Disciplina de Alfabetização de Jovens e Adultos. Partimos do pressuposto de que a formação docente, fundamentada na Educação em Direitos Humanos, constitui-se ação crítica, capaz de incitar transformações nas realidades dos sujeitos. Mas, para que essa dimensão educativa seja estimulada é imprescindível uma formação inicial, embasada e direcionada na perspectiva da EDH, que possibilite revisões de práticas pedagógicas, do currículo e de metodologias que visem compreender a importância dos Direitos Humanos no processo de ensino-aprendizagem e em particular, na alfabetização de jovens, adultos e idosos. Mas será que a grade curricular do referido curso contempla uma formação para a EDH? O estudo utilizou-se de fontes bibliográficas e reflexões à luz dos autores: Freire (2001), Maciel (2016), Benevides (2003), Dias & Porto (2010), entre outros, além de pesquisa qualitativa de caráter exploratório, cujo instrumento de coleta de dados foi o questionário aplicado aos graduandos concluintes do Curso de Pedagogia que cursaram a Disciplina Alfabetização de Jovens e Adultos. O estudo permitiu constatar avanços que precisam ser ampliados e entraves que precisam ser superados para que a EDH possa contribuir para a formação de pedagogos e, nesse âmbito, para a disciplina de Alfabetização de Jovens e Adultos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KCFG07102019.pdf | 1,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
