Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Sandra Silvestre do Nascimento-
dc.date.accessioned2019-11-05T14:32:31Z-
dc.date.available2019-11-05-
dc.date.available2019-11-05T14:32:31Z-
dc.date.issued2019-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16310-
dc.description.abstractReflection on violence in gender relations in the school context can be a relevant tool for minimizing discriminatory practices. The present study aims to analyze violence in gender relations in the school context. This is intended to broaden the understanding of gender relations; identify teacher challenges in addressing gender relations in the educational context; to verify how teachers face gender violence in the context of the school. From this perspective, to develop this research, the qualitative approach was adopted and as a modality the bibliographic research. The study was based on academic productions, highlighting the works published in recent meetings of ANPEd and ANPAE, theoretical assumptions of several scholars, as well as some documents, such as the Federal Constitution (CF) of 1988, the Law of Guidelines and Bases (LDB) and the National Curricular Parameters (NCP). The analyzes suggest that gender violence occurs daily in the school context and that the theme needs to be presented transversally in the pedagogical activities of the school. It is necessary to identify the difficulties to promote respect. Teachers need training in order to address the problems and practices that feed them, and are rooted in social, cultural, institutional and historical realities so that they can be eradicated. It is understood that without realizing it, one ends up reproducing prejudices instilled in everyday life, which can promote their perpetuation, sometimes through normative messages, sometimes through silence and the consent of violence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T14:32:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSNS05112019.pdf: 631706 bytes, checksum: 5dda82afd532faf2bfe4b915baa083c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T14:32:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SSNS05112019.pdf: 631706 bytes, checksum: 5dda82afd532faf2bfe4b915baa083c7 (MD5) Previous issue date: 2019-10-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.subjectEscola - violênciapt_BR
dc.titleRelações de gênero e violência no cotidiano escolar: desafios à prática docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Ana Lúcia de-
dc.description.resumoA reflexão sobre a violência nas relações de gênero no contexto escolar pode ser uma ferramenta relevante para a minimização de práticas discriminatórias. O presente trabalho tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre os desafios docentes diante da violência nas relações de gênero no contexto escolar. Com isso, pretende-se identificar nessas produções quais os desafios docentes no que tange às relações de gênero no contexto educacional; verificar como os docentes vêm enfrentando a violência de gênero no contexto da escola.Nessa perspectiva, para desenvolver essa pesquisa, adotou-se a abordagem qualitativa e como modalidade a investigação bibliográfica. O estudo foi baseado em produções acadêmicas publicadas no último ano - 2017, destacando os trabalhos publicados nas últimas reuniões da ANPEd e da ANPAE, nos pressupostos teóricos de vários estudiosos, além de alguns documentos, como a Constituição Federal (CF) de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). As análises sugerem que a violência de gênero ocorre cotidianamente no contexto escolar e que a temática precisa apresentar-se de forma transversal nas atividades pedagógicas da escola. Faz-se necessário identificar as dificuldades para promover o respeito.Os docentes precisam de formação para enfrentar a problemática e as práticas que as alimentam, e que estão radicadas nas realidades sociais, culturais, institucionais, históricas, para que sejam erradicadas. Compreende-se que sem se perceber acaba-se por reproduzir preconceitos incutidos no dia-a-dia o que pode promover asua perpetuação, ora através de mensagens normatizadoras, ora através do silêncio e do consentimento da violência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSNS05112019.pdf616,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons