Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16312
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Léia Patricia Sousa de-
dc.date.accessioned2019-11-05T15:00:53Z-
dc.date.available2019-10-09-
dc.date.available2019-11-05T15:00:53Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16312-
dc.description.abstractThe deaf community has its own language, the Brazilian Sign Language, and because of this specificity, it is evident from the literature that teachers find it difficult to deal with their deaf students in a regular school classroom. In the case of inclusive education, the need for qualification grows, and thus, a form of adaptation in the pedagogical practices of teachers in working with the deaf student. This work was carried out aiming to analyze the teacher's perception about the pedagogical work with the deaf student, from interviews with three teachers, who have experience in the classroom to work with these students. An interview script was developed during a Libras course and interviews with teachers took place in one-on-one sessions at the schools where they taught. After the interviews, the recorded audios were transcribed in full and analyzed qualitatively. The results indicated that the teachers are not able to attend deaf students, although in the testimonies they point to the satisfaction with the results of this experience, reporting that their classes run normally; that the presence of the deaf student and interpreter is easily assimilated into the school routine; and who perceive a good relationship between students and a good overall performance of the deaf student. It is considered that teachers need to adapt their classroom didactics to their deaf students, providing learning opportunities and enabling these students to feel able to grow and develop.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T15:00:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPSL09102019.pdf: 557706 bytes, checksum: 798caf0b763e13fd5c1d1212204ed0db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T15:00:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LPSL09102019.pdf: 557706 bytes, checksum: 798caf0b763e13fd5c1d1212204ed0db (MD5) Previous issue date: 2019-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.titlePercepção do professor acerca do trabalho pedagógico com o aluno surdo na escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Massaro, Munique-
dc.description.resumoA comunidade surda possui uma língua própria, a Língua Brasileira de Sinais, e por esta especificidade, evidencia-se na literatura que os professores sentem dificuldades em lidar com seus alunos surdos em sala de aula de escola regular. Tratando-se da educação inclusiva, cresce a necessidade de qualificação, e assim, uma forma de adequação nas práticas pedagógicas dos professores no trabalho com o aluno surdo. Este trabalho foi realizado tendo o objetivo de analisar a percepção do professor acerca do trabalho pedagógico com o aluno surdo, a partir de entrevistas com três professores, que possuem experiência na sala de aula para trabalhar com estes alunos. Foi elaborado um roteiro de entrevista, durante uma disciplina de Libras e as entrevistas com os professores ocorreram em sessões únicas e individuais, nas escolas em que eles lecionavam. Após as entrevistas, os áudios gravados foram transcritos na íntegra e analisados qualitativamente. Os resultados indicaram que os professores não estão capacitados para atender alunos surdos, embora nos depoimentos apontem para a satisfação diante dos resultados dessa experiência, relatando que suas aulas transcorrem normalmente; que as presenças do aluno surdo e intérprete são facilmente assimiladas na rotina escolar; e que percebem um bom relacionamento entre os alunos e um bom rendimento geral do aluno surdo. Considera-se que os professores precisam adaptar a sua didática em sala de aula a seus alunos surdos, proporcionando oportunidades de aprendizado e possibilitando que estes alunos se sintam capazes de crescerem e se desenvolverem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPSL09102019.pdf544,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons