Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Janderlane dos Santos Freitas de-
dc.date.accessioned2019-11-05T15:25:46Z-
dc.date.available2019-10-07-
dc.date.available2019-11-05T15:25:46Z-
dc.date.issued2019-09-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16314-
dc.description.abstractThe research sought to analyze the role of the Political-Pedagogical Project in a State School of Elementary and High School João Ribeiro of Gurinhém, PB. Padilha (2001), Muribeca (2002), Ferrari (2011), Gandin (2000) and Gadoti (1994), are the main authors that guide the study. We sought to identify if PPP was known to the school community and whether it was experienced at the institution. For this, we used as research methodology the documentary analysis of the PPP of the school institution and the semi-structured interview with the manager, teachers, students of EJA and non-teaching staff. We found that the PPP is outdated, being dated 2015, with no forecast of strategies and actions for its re-elaboration. Still, it was possible to realize that despite its existence, this has not been experienced by the school community and has not been playing the role of being the guiding document of teaching practices and teachers developed in school. Only the manager claimed to have participated in its construction, and despite saying that it was elaborated collectively, none of the other survey participants claimed to have actually participated in this construction. Students and non-teaching staff stated that they did not know the document. In this sense, it was concluded that collective and participative work is of fundamental importance for the construction of the PPP, because only when everyone participates, they feel responsible and committed to it. In this way, we can guarantee the construction of a democratic and participative management, having the Pedagogical Political Project as one of the main tools of School Management.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-05T15:25:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSFA07102019.pdf: 1425408 bytes, checksum: 7f66869b5fcda6c8ae5d1b93f7879898 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-05T15:25:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSFA07102019.pdf: 1425408 bytes, checksum: 7f66869b5fcda6c8ae5d1b93f7879898 (MD5) Previous issue date: 2019-09-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto Político Pedagógicopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.titleGestão escolar democrática: um estudo sobre o projeto político-pedagógico da escolapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mandú, Thamyris Mariana Camarote-
dc.description.resumoA pesquisa buscou analisar o papel do Projeto Político-Pedagógico numa escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro do Município de Gurinhém, PB. Padilha (2001), Muribeca (2002), Ferrari (2011), Gandin (2000) e Gadoti (1994), são os principais autores que norteiam o estudo. Buscamos identificar se o PPP era conhecido pela comunidade escolar e se era vivenciado na instituição. Para isso, utilizamos como metodologia de pesquisa a análise documental do PPP da instituição escolar e a entrevista semiestruturada com o gestor, professores, estudantes da EJA e funcionários não-docentes. Identificamos que o PPP está desatualizado, sendo datado de 2015, sem previsão de estratégias e ações para sua reelaboração. Ainda, foi possível perceber que apesar de sua existência, este não vem sendo vivenciado pela comunidade escolar e não vem executando o papel de ser o documento norteador das práticas pedagógicas e docentes desenvolvidas na escola. Apenas o gestor afirmou ter participado de sua construção, e apesar de dizer que este foi elaborado coletivamente, nenhum dos demais participantes da pesquisa afirmou ter, de fato, participado dessa construção. Os estudantes e funcionários não-docentes afirmaram desconhecer o documento. Nesse sentido concluiu-se que o trabalho coletivo e participativo é de fundamental importância para construção do PPP, pois somente quando todos participam, sentem-se responsáveis e comprometidos com o mesmo. Desta forma, podemos garantir a construção de uma gestão democrática e participativa, tendo o Projeto Político Pedagógico como uma das principais ferramentas da Gestão Escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSFA07102019.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons