Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16315
Tipo: TCC
Título: Os engenhos de açúcar como espaço de educação não formal no ensino de química.
Autor(es): Cavalcanti, Carla Delania Monteiro
Primeiro Orientador: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
Primeiro Coorientador: Pereira, Franklin Kaic Dutra
Resumo: Apesar dos avanços decorrentes das pesquisas em Ensino de Ciências, os quais inclusive fundamentam propostas oficiais como os parâmetros e as diretrizes curriculares, o processo ensino-aprendizagem da disciplina de Química ainda é muitas vezes caracterizado por uma perspectiva tradicional baseada no modelo transmissão-recepção, o qual prioriza, sobretudo, a memorização e a repetição de informações. A fim de romper com esse tipo de ensino e considerando que aprendemos a todo o momento e em todo lugar, os espaços de educação não formal se constituem como uma alternativa para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. A partir do exposto, neste Trabalho de Conclusão de Curso, objetivamos analisar como os engenhos podem contribuir como um espaço de educação não formal para o Ensino de conteúdos químicos. No percurso metodológico, adotamos uma pesquisa com abordagem qualitativa; de caráter exploratório e classificada quanto aos procedimentos técnicos como pesquisa participante. Os sujeitos da pesquisa foram 21 alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual. A intervenção foi dividida em seis momentos, que envolviam além de conteúdos químicos, a história da cachaça e dos engenhos, e a importância econômica que estes últimos agregam à cidade. Destacamos que dois destes momentos foram realizados em espaços de educação não formal (o Museu do Brejo Paraibano e o Engenho Ipueira). A análise dos dados se deu com base nos conceitos de triangulação, sendo dividida em três categorias que constituem os vértices do triângulo, são elas: conhecimentos prévios, ações e evolução conceitual. Com os resultados obtidos percebemos que o engenho, associado à escola, é um espaço de educação não formal promissor para que haja melhoras no processo ensino-aprendizagem, pois verificamos a evolução conceitual dos alunos tanto relacionada com conceitos científicos voltados aos conteúdos químicos quanto à história da cidade de Areia, bem como à importância dos engenhos nessa história, na economia e na cultura local.
Abstract: Despite the advances resulted from researches in the Science teaching, which even substantiates official proposals such as national curriculum guidelines and parameters, the teaching-learning process of the chemistry discipline is still often characterized by a traditional perspective based on the transmission-reception model, which prioritizes, above all, the memorization and repetition of information. To interrupt this kind of teaching and considering that we learn all the time and everywhere, non-formal spaces are an alternative for improving the teaching-learning process. Therefore, in this Course Conclusion Paper, we aim to analyze how sugar cane mills can contribute as a non-formal space for the teaching of chemical content. In the methodological course, we adopted research with a qualitative approach; exploratory and classified as technical procedures as a participant research. The target audience was 21 students from a 3rd-grade high school class at a state public school. The intervention was divided into six moments, which involved, in addition to chemical contents, the history of cachaça and sugar cane mills, and the economic importance that the latter to the city. We highlight that two of these moments were held in non-formal spaces (Brejo Paraibano Museum and Ipueira mill). Data analysis was based on the concepts of triangulation, being divided into three categories that constitute the vertices of the triangle: prior knowledge, actions, and and conceptual evolution. With the obtained results we concluded that the sugar cane mills, associated with the school, is a promising non-formal space for there to be improvements in the teaching-learning process, because we could verify the conceptual evolution of the students, related to scientific concepts related to the chemical contents and about the history of Areia, as well as the importance of the mills in its history, economy, and local culture.
Palavras-chave: Ensino de ciências
Processo ensino-aprendizagem
Conhecimentos prévios
CNPq: CNPQ::OUTROS::QUÍMICA E FÍSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química e Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16315
Data do documento: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:TCC - Química - CCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CDMC05112019-MQ029.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons