Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16317
metadata.dc.type: TCC
Title: Sequência didática para o ensino de combustão química: Uma experiência de aprendizagem significativa com a utilização das redes sociais.
metadata.dc.creator: Santos, Paulo Renan Rodrigues dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Xavier, Wilson José Félix
metadata.dc.description.resumo: As aulas de Química nas escolas públicas ainda têm apresentado muitos traços de um ensino dito tradicional, que tem como uma das várias características, a do professor como transmissor do conhecimento e os alunos como receptores dos conteúdos. Este modelo faz as aulas se tornem monótonas, e em certos casos incompreensíveis, devido à falta de relação teoria e prática. E, além disso, a ausência de alguns recursos pedagógicos entre eles, os tecnológicos, tem impossibilitado o processo de aprendizagem de muitos estudantes, por manter a utilização do livro didático como fonte de pesquisas e de atividades e disseminando o uso do das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) como barreiras no Ensino de Química, como a respeito do smartphone. Diante disso, essa pesquisa teve como objetivo realizar e analisar uma intervenção pedagógica, a partir de uma sequência didática baseada na utilização das redes sociais no ensino do conteúdo de combustão química. Os sujeitos da pesquisa foram compostos por 37 estudantes de duas turmas de 2° ano do Ensino médio de uma Escola Estadual da cidade de Arara-PB. A pesquisa teve uma abordagem quali-quantitativa; de caráter exploratório; e com procedimentos do tipo participativo. O conteúdo escolhido foi a combustão química, trabalhado por meio de uma sequência didática composta por quatro momentos, contendo algumas atividades, tais como: o levantamento dos conhecimentos prévios dos discentes através de fenômenos físicos e químico em imagens, a aplicação de uma experimentação, a organização de uma sala aula invertida por meio do aplicativo whatsapp, aulas em uma sala de multimídia usando imagens e vídeos, e a confecção e socialização de alguns mapas conceituais. Em relação aos dados, eles foram coletados a partir de um roteiro de observações in loco, de um questionário de diagnóstico inicial, dos relatórios da aula experimental e dos mapas conceituais. Os resultados obtidos permitiram perceber que na análise sobre os conhecimentos prévios, alguns dos discentes obtiveram assimilações conceituais com justificativas claras, e em certos casos, outros com justificativas vagas sem uma ligação clara e objetiva com os conceitos químicos. Já nas atividades realizadas pelo whatsapp, mostraram-se eficientes diante das proposições nos presentes nos relatórios. E também, a boa interação expondo as dúvidas e realizando as atividades propostas através das imagens e vídeos contendo situações cotidianas ajudou, facilitando a compreensão do conteúdo nas aulas na sala de multimídia. E por fim, as produções dos mapas conceituais promoveram bons resultados na construção do conhecimento acerca do conteúdo da combustão química, decorrente as relações estabelecidas entre os conceitos na estrutura dos mapas.
Abstract: Chemistry classes in public schools have still presented many traces of a traditional so-called teaching, which has as one of several characteristics, the teacher as transmitter of knowledge and students as recipients of content. This model makes the classes become monotonous, and in some cases incomprehensible, due to the lack of relation theory and practice. And, besides, the lack of some pedagogical resources among them, the technological ones, has prevented the learning process of many students, keeping the use of the textbook as a source of research and activities and spreading the use of the Communication Technologies and Information (ICTs) as barriers in Chemistry Teaching, as with the smartphone. Given this, this research aimed to perform and analyze a pedagogical intervention, from a didactic sequence based on the use of social networks in the teaching of chemical combustion content. The research subjects consisted of 37 students from two 2nd year high school classes of a State School in the city of Arara-PB. The research took a quali-quantitative approach; exploratory in nature; and with participatory type procedures. The chosen content was chemical combustion, worked through a didactic sequence composed by four moments, containing some activities, such as: the survey of the previous knowledge of the students through physical and chemical phenomena in images, the application of an experimentation, the organization of an inverted classroom through the whatsapp application, classes in a multimedia classroom using images and videos, and the making and socialization of some concept maps. Regarding the data, they were collected from a roadmap of on-site observations, an initial diagnostic questionnaire, experimental class reports and concept maps. The results showed that in the analysis of previous knowledge, some students obtained conceptual assimilations with clear justifications, and in some cases, others with vague justifications without a clear and objective connection with chemical concepts. In the activities performed by whatsapp, they were efficient in face of the propositions presented in the reports. And also, the good interaction exposing the doubts and performing the proposed activities through the images and videos containing everyday situations helped, facilitating the understanding of the content in the classes in the multimedia room. Finally, the production of concept maps promoted good results in the construction of knowledge about the content of chemical combustion, resulting from the relationships established between the concepts in the map structure.
Keywords: Ensino de química
Metodologias ativas
Tecnologia da informação e comunicação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::QUÍMICA E FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Química e Física
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16317
Issue Date: 23-Oct-2019
Appears in Collections:TCC - Química - CCA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRRS05112019-MQ031.pdf2,95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons