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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16320
Tipo: Dissertação
Título: Gestão da informação no laboratório de acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Autor(es): Oliveira, Gabriella Domingos de
Primeiro Orientador: Paiva, Simone Bastos
Resumo: A Ciência da Informação estuda os paradigmas informacionais e preocupa-se com o sujeito da informação, ou seja, aquele que cria, compartilha e usa a informação. Como um campo científico que auxilia a mediação da informação para a sociedade, essa ciência também tem como foco intermediar a informação inclusiva e atender à diversidade e aos perfis de usuários, principalmente, quando se fala em informação como objeto de significado e interpretação para o sujeito informacional. A obtenção, a disseminação e o uso da informação tornaram-se processos essenciais na vida profissional, social e pessoal dos indivíduos tanto para a inclusão informacional/social quanto para a realização de atividades. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar os processos da gestão da informação no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na perspectiva do modelo de Choo (2011), visando à acessibilidade informacional de alunos com deficiência visual. Trata-se de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, cujos dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada aplicada a 14 sujeitos, entre gestores, funcionários, bolsistas e usuários do laboratório, e analisados com base no método de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os pesquisados apresentam necessidades informacionais comuns para a realização das atividades, todavia, também, há demandas específicas. Quanto maior a posição hierárquica, mais fontes de informação são utilizadas na realização das atividades no laboratório. Na organização, armazenamento, recuperação e distribuição da informação pelos pesquisados prevalece a forma digital. Há certo desconhecimento com relação aos produtos e serviços oferecidos pela unidade, uma vez que alguns dos sujeitos apenas conhecem aqueles que utilizam mais frequente, e também problema de comunicação o que afeta a entrega no prazo do material ao usuário do laboratório, que, contudo, não compartilha a informação recebida, apenas a armazena para seu próprio uso.
Abstract: Information Science studies the informational paradigms and it is concerned with the subject of information, that is, the one who creates, shares and uses information. As a scientific field that assists the mediation of information for society, this science also targets to intermediate the inclusive information and to attend to the diversity and the profiles of users, especially when talking about information as object of meaning and interpretation for the Informational subject. The collection, dissemination and use of information have become a essential processes in the professional, social and personal life of individuals for both informational / social inclusion and for the accomplishment of activities. In this context, the general objective of this research is to analyze the information management processes in the Accessibility Laboratory of the Zila Mamede Central Library of the Federal University of Rio Grande do Norte, from the perspective of the Choo model (2011), aiming at the informational accessibility of students with visual impairment. This field research has a qualitative approach, whose data were collected through a semi-structured interview applied to 14 subjects, among managers, employees, scholars and laboratory users, and analyzed based on the content analysis method. The results revealed that the respondents presented common informational needs for the accomplishment of the activities, however, also, there are specific demands. The higher the hierarchical position, the more information sources are used to carry out the activities in the laboratory. In the organization, storage, retrieval and distribution of information by the respondents the digital form prevails. There is a certain lack of knowledge regarding the products and services offered by the unit, since some of the subjects only know those who use them more frequently, and also a communication problem which affects the delivery of material to the users of the laboratory, that doesn´t share the information received, only stores it for its own use.
Palavras-chave: Acessibilidade
Inclusão informacional
Deficiência visual
Analise de conteúdo
Accessibility
Informational inclusion
Visual impairment
Content analysis
Biblioteca - Inclusão informacional
Acessibilidade
Deficientes - Acessibilidade informacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16320
Data do documento: 31-Mar-2017
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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