Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16321
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalcanti, Andreya Rafayella Santos-
dc.date.accessioned2019-11-06T12:01:40Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-11-06T12:01:40Z-
dc.date.issued2019-09-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16321-
dc.description.abstractThe present work discusses the issue of infantilization of pedagogical practices in Youth and Adult Education (EJA), and its general objective is to discuss the teaching methodology in Youth and Adult Education, identifying the existence or not of the infantilization of classroom content. of class. To achieve this goal, the following specific objectives were elaborated: to conceptualize Youth and Adult Education and the appropriate methodology for this type of education; reflect on the planning of classes in Youth and Adult Education, evaluating its importance for this teaching modality and identify the existence or not of the infantilization of pedagogical work in the EJA, in order to understand how school education happens for this modality of education. teaching. It starts from a theoretical foundation based on dialogic and liberating education based on Paulo Freire and authors of this educational aspect. This is a qualitative research, whose subjects are the teachers of EJA Cycle I and II, from a state school of João Pessoa, using as systematic data collection instruments the application of a questionnaire with the teachers of these two. classes. The pedagogical proposals and the didactic resources used, as well as the planning and the methodology used by the teachers were analyzed. At the end of the work it was concluded that the infantilization of pedagogical practices was present in the teachers' classes observed, probably as a consequence of a planning and a methodology that does not consider the learning subjects as a starting point for the educational work.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-06T12:01:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARSC08102019.pdf: 903149 bytes, checksum: 11ca3eadbde8dddf1090147e06d82e27 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T12:01:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARSC08102019.pdf: 903149 bytes, checksum: 11ca3eadbde8dddf1090147e06d82e27 (MD5) Previous issue date: 2019-09-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA infantilização das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Suelídia Maria-
dc.description.resumoO presente trabalho problematiza a questão da infantilização das práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e tem como objetivo geral discutir a metodologia de ensino na Educação de Jovens e Adultos, identificando a existência ou não da infantilização dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Para atingir este objetivo, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: conceituar a Educação de Jovens e Adultos e a metodologia adequada para este tipo de educação; refletir sobre o planejamento de aulas na Educação de Jovens e Adultos, avaliando a importância do mesmo para esta modalidade de ensino e identificar a existência ou não da infantilização do trabalho pedagógico na EJA, a fim de compreender como acontece a educação escolar para esta modalidade de ensino. Parte-se de uma fundamentação teórica aportada na educação dialógica e libertadora a partir de Paulo Freire e autores desta vertente educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos sujeitos são as professoras do Ciclo I e II da EJA, de uma escola estadual de João Pessoa, utilizando como instrumentos de coleta de dados as observações sistemáticas e a aplicação de um questionário com as docentes dessas duas turmas. Foram analisados as propostas pedagógicas e os recursos didáticos utilizados, bem como o planejamento e a metodologia utilizada pelas docentes. Ao final do trabalho concluiu-se que a infantilização das práticas pedagógicas se fez presente nas aulas das docentes observadas, provavelmente como consequência de um planejamento e de uma metodologia que não considera os sujeitos da aprendizagem como ponto de partida para o trabalho educativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARSC08102019.pdf881,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons