Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16324
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carlos André de Menezes-
dc.date.accessioned2019-11-06T12:19:59Z-
dc.date.available2018-11-15-
dc.date.available2019-11-06T12:19:59Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16324-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Elói Silva (eloiassis1@gmail.com) on 2019-11-06T12:19:59Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CAMS06112019.pdf: 388967 bytes, checksum: fd9c6ae087f467337220bc3effed43a6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T12:19:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CAMS06112019.pdf: 388967 bytes, checksum: fd9c6ae087f467337220bc3effed43a6 (MD5) Previous issue date: 2018-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectGestão da sustentabilidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAnálise de concepções e práticas de sustentabilidade de alunos do ensino fundamental II na rede pública pessoensept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima-
dc.description.resumoO conceito sobre sustentabilidade, bem como suas aplicações na área educacional enquanto meio de transformar o comportamento das novas gerações a ponto de se tornar uma conduta social corriqueira, é relativamente novo e desafiador. E entender como a educação para a sustentabilidade pode ser vivenciada em sala de aula e aplicada dentro e fora do ambiente escolar torna-se relevante para a sociedade e para o futuro que queremos. O presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes concepções dos alunos do ensino fundamental II da escola Dom Hélder Câmara situada no bairro Valentina de Figueiredo e que faz parte da rede pública municipal de ensino em João Pessoa/PB, bem como as práticas sustentáveis desenvolvidas por ela no intuito de fortalecer o processo de formação dos alunos em cidadãos mais conscientes com o meio em que vivem. A pesquisa foi realizada com alunos do 6° ao 9° ano por meio de entrevistas individuais, compreendendo uma representatividade dos quatro anos do período em questão. Também foi observado o ambiente escolar, além de entrevistas com a direção da escola e professores das áreas de ciências, artes, geografia, história, português e matemática. Foi identificado na pesquisa que os alunos entendem apenas o lado ambiental, ou seja, a preservação da natureza, sem levar em consideração os aspectos sociais e econômicos que juntos formam o tripé da sustentabilidade. A ausência de integração do tema com as matérias obrigatórias do ensino básico, mesmo sendo obrigatório por lei, é outro aspecto observado. Os resultados apontam para uma necessidade de capacitação dos professores referentes à educação para a sustentabilidade e desenvolvimento de projetos sustentáveis que envolvam alunos, escola e comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMS06112019.pdf379,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons