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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16324Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Carlos André de Menezes | - |
| dc.date.accessioned | 2019-11-06T12:19:59Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-15 | - |
| dc.date.available | 2019-11-06T12:19:59Z | - |
| dc.date.issued | 2018-10-29 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16324 | - |
| dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
| dc.subject | Gestão da sustentabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.title | Análise de concepções e práticas de sustentabilidade de alunos do ensino fundamental II na rede pública pessoense | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima | - |
| dc.description.resumo | O conceito sobre sustentabilidade, bem como suas aplicações na área educacional enquanto meio de transformar o comportamento das novas gerações a ponto de se tornar uma conduta social corriqueira, é relativamente novo e desafiador. E entender como a educação para a sustentabilidade pode ser vivenciada em sala de aula e aplicada dentro e fora do ambiente escolar torna-se relevante para a sociedade e para o futuro que queremos. O presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes concepções dos alunos do ensino fundamental II da escola Dom Hélder Câmara situada no bairro Valentina de Figueiredo e que faz parte da rede pública municipal de ensino em João Pessoa/PB, bem como as práticas sustentáveis desenvolvidas por ela no intuito de fortalecer o processo de formação dos alunos em cidadãos mais conscientes com o meio em que vivem. A pesquisa foi realizada com alunos do 6° ao 9° ano por meio de entrevistas individuais, compreendendo uma representatividade dos quatro anos do período em questão. Também foi observado o ambiente escolar, além de entrevistas com a direção da escola e professores das áreas de ciências, artes, geografia, história, português e matemática. Foi identificado na pesquisa que os alunos entendem apenas o lado ambiental, ou seja, a preservação da natureza, sem levar em consideração os aspectos sociais e econômicos que juntos formam o tripé da sustentabilidade. A ausência de integração do tema com as matérias obrigatórias do ensino básico, mesmo sendo obrigatório por lei, é outro aspecto observado. Os resultados apontam para uma necessidade de capacitação dos professores referentes à educação para a sustentabilidade e desenvolvimento de projetos sustentáveis que envolvam alunos, escola e comunidade. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CAMS06112019.pdf | 379,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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