Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16324
Tipo: TCC
Título: Análise de concepções e práticas de sustentabilidade de alunos do ensino fundamental II na rede pública pessoense
Autor(es): Silva, Carlos André de Menezes
Primeiro Orientador: Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima
Resumo: O conceito sobre sustentabilidade, bem como suas aplicações na área educacional enquanto meio de transformar o comportamento das novas gerações a ponto de se tornar uma conduta social corriqueira, é relativamente novo e desafiador. E entender como a educação para a sustentabilidade pode ser vivenciada em sala de aula e aplicada dentro e fora do ambiente escolar torna-se relevante para a sociedade e para o futuro que queremos. O presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes concepções dos alunos do ensino fundamental II da escola Dom Hélder Câmara situada no bairro Valentina de Figueiredo e que faz parte da rede pública municipal de ensino em João Pessoa/PB, bem como as práticas sustentáveis desenvolvidas por ela no intuito de fortalecer o processo de formação dos alunos em cidadãos mais conscientes com o meio em que vivem. A pesquisa foi realizada com alunos do 6° ao 9° ano por meio de entrevistas individuais, compreendendo uma representatividade dos quatro anos do período em questão. Também foi observado o ambiente escolar, além de entrevistas com a direção da escola e professores das áreas de ciências, artes, geografia, história, português e matemática. Foi identificado na pesquisa que os alunos entendem apenas o lado ambiental, ou seja, a preservação da natureza, sem levar em consideração os aspectos sociais e econômicos que juntos formam o tripé da sustentabilidade. A ausência de integração do tema com as matérias obrigatórias do ensino básico, mesmo sendo obrigatório por lei, é outro aspecto observado. Os resultados apontam para uma necessidade de capacitação dos professores referentes à educação para a sustentabilidade e desenvolvimento de projetos sustentáveis que envolvam alunos, escola e comunidade.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Desenvolvimento sustentável
Gestão da sustentabilidade
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16324
Data do documento: 29-Out-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMS06112019.pdf379,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons