Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16324| Tipo: | TCC |
| Título: | Análise de concepções e práticas de sustentabilidade de alunos do ensino fundamental II na rede pública pessoense |
| Autor(es): | Silva, Carlos André de Menezes |
| Primeiro Orientador: | Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima |
| Resumo: | O conceito sobre sustentabilidade, bem como suas aplicações na área educacional enquanto meio de transformar o comportamento das novas gerações a ponto de se tornar uma conduta social corriqueira, é relativamente novo e desafiador. E entender como a educação para a sustentabilidade pode ser vivenciada em sala de aula e aplicada dentro e fora do ambiente escolar torna-se relevante para a sociedade e para o futuro que queremos. O presente artigo tem como objetivo analisar as diferentes concepções dos alunos do ensino fundamental II da escola Dom Hélder Câmara situada no bairro Valentina de Figueiredo e que faz parte da rede pública municipal de ensino em João Pessoa/PB, bem como as práticas sustentáveis desenvolvidas por ela no intuito de fortalecer o processo de formação dos alunos em cidadãos mais conscientes com o meio em que vivem. A pesquisa foi realizada com alunos do 6° ao 9° ano por meio de entrevistas individuais, compreendendo uma representatividade dos quatro anos do período em questão. Também foi observado o ambiente escolar, além de entrevistas com a direção da escola e professores das áreas de ciências, artes, geografia, história, português e matemática. Foi identificado na pesquisa que os alunos entendem apenas o lado ambiental, ou seja, a preservação da natureza, sem levar em consideração os aspectos sociais e econômicos que juntos formam o tripé da sustentabilidade. A ausência de integração do tema com as matérias obrigatórias do ensino básico, mesmo sendo obrigatório por lei, é outro aspecto observado. Os resultados apontam para uma necessidade de capacitação dos professores referentes à educação para a sustentabilidade e desenvolvimento de projetos sustentáveis que envolvam alunos, escola e comunidade. |
| Abstract: | No abstract. |
| Palavras-chave: | Sustentabilidade Desenvolvimento sustentável Gestão da sustentabilidade Educação |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16324 |
| Data do documento: | 29-Out-2018 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CAMS06112019.pdf | 379,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
