Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16327Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Jakeline dos Santos | - |
| dc.date.accessioned | 2019-11-06T13:01:05Z | - |
| dc.date.available | 2019-10-09 | - |
| dc.date.available | 2019-11-06T13:01:05Z | - |
| dc.date.issued | 2019-10-01 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16327 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to approach motivation on a second cycle class of Youth and Adult Education, at a public school from the city of Joao Pessoa – Paraíba, Brazil. This issue started with personal concerns about some reasons that could lead students and teachers to be motivated to keep attending the classes despite the difficulties that brand the conditions of demand in Youth and Adult Education in public schools, for students and teachers. A qualitative approach was used to investigate aspects responsible for the motivation the attendance presented by both subjects, students and teachers. Using a semi- structured focus group interview with the students and an open questionnaire applied to the teacher some reasons were raised for the permanency of the schooling experience as well as synthesize the notes regarding motivation as a factor of permanence in the EJA classrooms in the school context to ensure the permanence of the EJA students in school. We found from this research that the students in this class are motivated, due to the different work and harmonious and dialogical relationship that the teacher performs in the classroom. The motivation presented by the teacher is the result of satisfaction with the teaching work. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-06T13:01:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSS09102019.pdf: 1988339 bytes, checksum: cb5d7e786051bea474cf634ef976dbbe (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-06T13:01:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSS09102019.pdf: 1988339 bytes, checksum: cb5d7e786051bea474cf634ef976dbbe (MD5) Previous issue date: 2019-10-01 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Motivação | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula - permanência | pt_BR |
| dc.title | A motivação como fator de permanência nas salas de aula da EJA | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Fonsêca, Fábio do Nascimento | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho trata da motivação na Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma turma do II Ciclo da EJA numa escola pública da rede municipal de João Pessoa – PB. Partiu de inquietações pessoais, nas quais a autora se questionava acerca das razões que levavam os alunos e a professora, na referida turma, a se manterem motivados para a permanência em sala de aula, apesar das dificuldades que marcam as condições de oferta da EJA em escolas públicas, tanto para os alunos como para os professores. Utilizando um enfoque exploratório, partiu-se de uma abordagem qualitativa, buscou-se investigar, tendo como sujeitos os alunos e alunas e a professora, as razões que motivavam esta permanência. Valendo-se de uma entrevista semiestruturada, sob a forma de grupo focal, realizada com os alunos e alunas, e de um questionário aberto aplicado à professora, levantamos as razões para a continuidade da experiência de escolarização, bem como sintetizar os apontamentos referentes à motivação como fator de permanência nas salas de aula da EJA no contexto escolar para assegurar a permanência dos alunos da EJA na escola. Pudemos constatar com esta pesquisa, que os alunos da presente turma são motivados, devido ao trabalho diferenciado e relação harmoniosa e dialógica que a professora executa em sala de aula. Já a motivação apresentada pela professora é fruto da satisfação pelo trabalho docente. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JSS09102019.pdf | 1,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
