Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16328
Tipo: TCC
Título: Preconceitos, exclusão, vulnerabilidade social: práticas educativas excludentes vivenciadas pelos analfabetos
Autor(es): Souza, Jáder Ewerton Feitosa de
Primeiro Orientador: Silva, Alexandre Magno Tavares da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo em torno dos sujeitos que não sabem ler e escrever, fazendo um exercício de reflexão no contexto das condições de vulnerabilidade e preconceito construídos historicamente por uma sociedade grafocêntrica e voltada para o consumo e a visão de mercado. Para isso utilizei-me de pesquisas bibliográficas transitando por vários autores como Paulo Freire, Vanilda Pereira Paiva, Carlos Rodrigues Brandão, Danilo R. Streck, entre outros. Procuramos percorrer um caminho que nos possibilitasse a identificação de momentos em que essas vulnerabilidades e preconceitos foram sendo construídos, até chegar à sala de aula dos dias hodiernos onde este quadro continua sendo uma forte presença. Nesse contexto percebemos que esses sujeitos são vítimas históricas de violação de seus direitos humanos e que é necessário um olhar diferenciado para a Educação de Jovens e Adultos, um olhar voltado para potencializar a conscientização de todos os sujeitos (mulheres e homens) envolvidos nos processos de educação, entendemos então que o sistema em que estamos inseridos precisa de uma intervenção, no sentido de descolonização das situações de opressão em que estão submersos e construir uma pedagogia própria que leve em conta às especificidades da nossa cultura e dos povos latino-americanos.
Abstract: Este trabajo tiene como objetivo realizar un estudio en torno a los sujetos que no saben leer y escribir, haciendo un ejercicio de reflexión en el contexto de las condiciones de vulnerabilidad y preconcepto construidos históricamente por una sociedad grafocéntrica y orientada hacia el consumo y la visión del mercado. Y en el caso de que se trate de un problema de salud pública, Buscamos recorrer un camino que nos posibilitar la identificación de momentos en que esas vulnerabilidades y preconceptos fueron construidos hasta llegar al aula de los días actuales donde este cuadro sigue siendo una fuerte presencia. En ese contexto percibimos que esos sujetos son víctimas históricas de violación de sus derechos humanos y que es necesario una mirada diferenciada para la educación de jóvenes y adultos, una mirada orientada a potenciar y concientización de todos los sujetos (mujeres y hombres) involucrados en los procesos de comunicación la educación, entendemos entonces que el sistema en que estamos insertos, necesita una intervención, en el sentido de descolonización de las situaciones de opresión en que están sumergidos y construir una pedagogía propia que tenga en cuenta las especificidades de nuestra cultura y de los pueblos latinoamericanos.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Analfabetismo
Direitos humanos
Descolonização dos saberes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16328
Data do documento: 10-Out-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEFS10102019.pdf811,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons