Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Iara Naíra Oliveira da-
dc.date.accessioned2019-11-06T13:17:54Z-
dc.date.available2019-10-04-
dc.date.available2019-11-06T13:17:54Z-
dc.date.issued2019-09-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16329-
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the factors that interfere and contribute to the constitution of affective relationships between teachers and children in early childhood education. As specific objectives we will discuss the importance of child development for interpersonal relations based on the theories of Piaget (1971), Vygotsky (1998) and Wallon according to Galvão (1995) in his book Henri Wallon: a dialectical conception of child development; identify in the legal frameworks of early childhood education in Brazil the guidelines that help the teaching practice on interpersonal relationships between teacher and student and, finally, analyze the relationships of affection in the practice of teachers who work in a CREI and a private school. This study had as method the qualitative research. From the observed, we conclude that the relationship of affection contributes to the overall development of the child (affective, cognitive and social).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-06T13:17:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) INOS04102019.pdf: 518855 bytes, checksum: e79c159dcdc23455dbb28d64fd67a9ce (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T13:17:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) INOS04102019.pdf: 518855 bytes, checksum: e79c159dcdc23455dbb28d64fd67a9ce (MD5) Previous issue date: 2019-09-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectRelação interpessoalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleOs fatores que interferem e contribuem para a constituição das relações afetivas entre professores e crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Galvíncio, Amanda Sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar os fatores que interferem e contribuem para a constituição das relações afetivas entre professores e crianças na educação infantil. Como objetivos específicos iremos discutir a importância do desenvolvimento infantil para as relações interpessoais com base nas teorias de Piaget (1971), Vygotsky (1998) e Wallon segundo Galvão (1995) em sua oba Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil; identificar nos marcos legais da educação infantil no Brasil as orientações que auxiliem a prática docente sobre as relações interpessoais entre professor e crianças e, por fim, analisar as relações de afetividade na prática de docentes que atuam em um CREI e uma escola privada. Esse estudo teve como método a pesquisa qualitativa. A partir do observado, concluímos que a relação de afetividade contribui para o desenvolvimento geral da criança (afetivo, cognitivo e social).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
INOS04102019.pdf506,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons