Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16330
Tipo: TCC
Título: Rompendo paradigmas: a trajetória autobiográfica de uma estudante cega na UFPB
Autor(es): Melo, Heloisa Helena Tomaz de
Primeiro Orientador: Farias, Adenize Queiroz de
Resumo: A presente pesquisa se trata de uma autobiografia de uma estudante cega do curso de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, a qual expõe sua trajetória acadêmica até a conclusão do seu curso superior. As pessoas com deficiência devem ser reconhecidas como pessoas detentora de direitos, que podem e devem superar os desafios que a sociedade excludente lhes impõe, entretanto, estas pessoas ficam impossibilitadas de enfrentar tais desafios quando lhes são violadas as condições asseguradas pela legislação brasileira. De acordo com esses documentos pessoas com deficiência são cidadãs, tendo, portanto, dignidade e direito à educação, saúde, trabalho, moradia como qualquer ser humano. Para tanto, delimitamos como objetivo geral: Analisar a trajetória de uma estudante cega do curso de pedagogia da Universidade Federa da Paraíba. E como específicos: a) Discutir processo de ensino e aprendizagem em alunos com deficiência visual; b) Identificar as barreiras vivenciadas por estudantes com deficiência no ensino superior; c) Propor possibilidades concretas de participação, aprendizagem e inclusão dos estudantes com deficiência em meio as inúmeras barreiras presentes no ambiente universitário. Como apresentação dos dados utilizou-se as vivências da autora, durante seu percurso acadêmico, como por exemplo: a elaboração de aulas inclusivas nas salas de aula do campus e nos estágios, assim como sua aprendizagem nesse processo de quebra de paradigmas.
Abstract: This research is an autobiography of a blind student of the pedagogy course of the Federal University of Paraíba, which exposes her academic career until the conclusion of her college degree. People with disabilities must be recognized as having rights, who can and must overcome the challenges that the exclusionary society imposes on them, however, these people are unable to face such challenges when violated by the conditions ensured by Brazilian law. According to these documents, people with disabilities are citizens, and thus have dignity and the right to education, health, work, housing like any human being. To this end, we outline as a general objective: To analyze the trajectory of a blind student of the pedagogy course of the Federa of Paraíba University. And as specific: a) Discussion teaching and learning process in students with visual impairment; b) Identify the barriers experienced by students with disabilities in higher education; c) propose concrete possibilities for participation, learning and inclusion of students with disabilities amidst the many barriers present in the university environment. The data presentation we used the author's experiences during her academic career, such as: the elaboration of including classes in the campus classrooms and internships, as well as her learning in this process of breaking paradigms.
Palavras-chave: Deficiência visual
Ensino superior
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16330
Data do documento: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HHTM09102019.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons