Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16334Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Clark, Anne Jaqueline | - |
| dc.date.accessioned | 2019-11-06T16:31:21Z | - |
| dc.date.available | 2019-10-08 | - |
| dc.date.available | 2019-11-06T16:31:21Z | - |
| dc.date.issued | 2019-09-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16334 | - |
| dc.description.abstract | During the hospitalization process, the child is distanced from his daily life, from his family, from school, from his friends, in short, from reality in life in society. Interruption of routine activities may impair the child's biopsychosocial development and may damage the quality of life, learning and recovery process. This paper sought to present the importance that the playful activities, mediated by the educator can positively influence the recovery of these children in health facilities and their intellectual development. Through playful educational practices, the child can express his feelings, his yearnings and better absorb the new moment he is going through. This study is a qualitative research that uses the bibliographic and documentary survey as methodological strategies. Given the study, it can be identified that the presence of the pedagogue and the use of play in the children's hospital environment is of fundamental importance for the hospitalized child, because the pedagogue can provide this child, that she has the guaranteed school links, and the playful then becomes an “educational attraction” in the process of teaching and learning and recovery of this student. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-06T16:31:21Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AJC08102019.pdf: 1151684 bytes, checksum: 22d70f2b6eeaceef3f2fbb0cdd8dc814 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-06T16:31:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AJC08102019.pdf: 1151684 bytes, checksum: 22d70f2b6eeaceef3f2fbb0cdd8dc814 (MD5) Previous issue date: 2019-09-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
| dc.title | As práticas educativas lúdicas no ambiente hospitalar | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Janine Marta Coelho | - |
| dc.description.resumo | Durante o processo de internação, a criança é distanciada de seu cotidiano, de sua família, da escola, de seus amigos, enfim, da realidade na vida em sociedade. A interrupção das atividades rotineiras, podem prejudicar o desenvolvimento biopsicossocial da criança, podendo então causar danos na qualidade de vida, nas aprendizagens, e em seu processo de recuperação. Este trabalho procurou apresentar a importância que as atividades lúdicas, mediadas pelo pedagogo podem influenciar positivamente na recuperação dessas crianças internas em unidades de saúde e no desenvolvimento intelectual das mesmas. Com as práticas educativas lúdicas, a criança tem como expressar seus sentimentos, seus anseios e de absorver melhor o novo momento por qual está passando. Este estudo trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que utiliza o levantamento bibliográfico e documental como estratégias metodológicas. Diante do estudo realizado, pode-se identificar que a presença do pedagogo e a utilização do lúdico no ambiente hospitalar infantil, é de fundamental importância para a criança hospitalizada, pois, o pedagogo pode propiciar a essa criança, que ela tenha os vínculos escolares garantidos, e o lúdico torna-se então um “atrativo educacional” no processo de ensino e aprendizagem e recuperação desse aluno. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AJC08102019.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
