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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16336
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Araújo, Dálete Kelly Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-06T17:02:05Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08 | - |
dc.date.available | 2019-11-06T17:02:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16336 | - |
dc.description.abstract | Comparing the relationships of children with technology at the end of the last century and children at the end of the second decade of the 21th century, we observed that the main change has occurred in the way as little children interact with technology. Amid so many possibilities of the digital “world”, the YouTube influences children's identity constitutions in postmodern culture. Therefore, the aim of this research is to investigate the content produced, analyzed and accessed by children in this video sharing platform, understanding the impacts on the ways of being and existing child in the contemporaneity. To turn the listed objectives possible, we guided ourselves by an exploratory and qualitative analysis, with thirty children from a public and private school in the city of João Pessoa - Paraíba (PB). Initially, we applied semi-structured questionnaires to make a general survey of internet and YouTube usage among 4th grade students of Elementary School (First Years) between the two schools. In addition, we used the case study technique to investigate the YouTube channels of the six found children, to perceive what the influence the youtubers have on the content shared by them. Within the public and private schools, the answers indicated that 100% of children access the internet. Consequently, 100% of children also claimed to watch YouTube videos, demonstrating a strong digital culture. In general, channel analysis has allowed us to certify a unified language among the child youtubers, as a reflection of the channels, content and languages of the accessed youtubers. Therefore, the possibilities of using YouTube are attractive to children, giving them autonomy to enjoy sharing, commenting, and creating narratives, at the same time, as these possibilities influencing them to recreate their way of being and existing on the contemporaneity. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-06T17:02:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DKCA08102019.pdf: 2940254 bytes, checksum: 3f253003ad401862bf13958bc2813bef (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-11-06T17:02:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DKCA08102019.pdf: 2940254 bytes, checksum: 3f253003ad401862bf13958bc2813bef (MD5) Previous issue date: 2019-09-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Tecnologia digital - crianças | pt_BR |
dc.subject | YouTube | pt_BR |
dc.subject | Cultura pós-moderna | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital - crianças | pt_BR |
dc.title | Entre “likes” e postagens: conteúdos acessados e veiculados no YouTube por crianças do 4° ano dos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Catarina Carneiro | - |
dc.description.resumo | Comparando as relações das crianças com as tecnologias no final do século passado e as crianças deste final da segunda década do século XXI, observamos que a principal mudança ocorreu na forma como os pequenos e pequenas interagem com a tecnologia. Em meio as muitas possibilidades do “mundo” digital, o YouTube influencia as constituições identitárias das crianças na cultura pós-moderna. Em vista disso, o objetivo dessa pesquisa foi investigar os conteúdos produzidos, analisados e acessados por crianças nesta plataforma de compartilhamento de vídeo, compreendendo os impactos nas formas de ser e estar criança na contemporaneidade. Para viabilizar os objetivos elencados, nos guiamos por uma análise de natureza exploratória e qualitativa, com trinta crianças de uma escola pública e outra privada da cidade de João Pessoa – Paraíba (PB). Inicialmente, aplicamos questionários semiestruturados para fazer um levantamento geral do uso da internet e do YouTube, entre estudantes do 4o ano do Ensino Fundamental entre as duas escolas. Além disso, utilizamos a técnica de estudo de caso para investigar os canais do YouTube das seis crianças encontradas, a fim de perceber qual a influência dos youtubers sobre o conteúdo compartilhado por elas. No âmbito das escolas pública e privada, as respostas apontaram que 100% das crianças acessam a internet. Consequentemente, 100% das crianças também afirmaram assistir vídeos no Youtube, demonstrando uma cultura digital acentuada que faz uso desta plataforma para produzir e compartilhar modos de ser. De modo geral, a análise dos canais nos permitiu certificar uma linguagem unificada entre os youtubers mirins, como reflexo dos canais, conteúdo e linguagens dos youtubers acessados. Portanto, as possibilidades do uso do YouTube oferecem atrativos para as crianças, dando autonomia a elas para que curtam compartilhem, comentem, e criem narrativas, ao mesmo tempo, em que essas possibilidades as influenciam a recriar sua maneira de ser e estar na contemporaneidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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