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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1633
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Natália Luiza Matos de-
dc.date.accessioned2017-07-11T13:49:51Z-
dc.date.available2015-02-27-
dc.date.available2017-07-11T13:49:51Z-
dc.date.issued2015-02-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1633-
dc.description.abstractThis is a study on the experience of the Clown in health care practices. We seek to know and understand how this experience is felt in care relations with the other and how it interferes with the perceptions that people have of themselves, of the care practices and of the environment. This paper investigates the experience of 4 participants who work as Clowns in institutions that offer health care services. A qualitative methodology, which focuses on the experience as a way of producing knowledge and building oneself, was used. The narratives of the participants were guided by a semi-structured questionnaire sent via email and analyzed using the Roundtable Methodology. Participants indicated their personal and professional unsatisfactory experiences on the existing care institutions and vocational training as a primary motivation to become Clowns. Further, they aim to build more humanized care practices, through a communication focusing not on the disease but rather on stimulating health capacity, joy and life. The Clown mobilizes and evokes a power that is able to generate transformative changes in the health care concept, the health professionals and those for whom they care.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by EDIVÂNIA SILVA (edivania_sol@hotmail.com) on 2017-07-11T13:49:51Z No. of bitstreams: 2 NLMS 27022015.pdf: 650197 bytes, checksum: d8d6a943b7dd48c5137724a13ab80906 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-11T13:49:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 NLMS 27022015.pdf: 650197 bytes, checksum: d8d6a943b7dd48c5137724a13ab80906 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-02-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectPalhaçopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleA experiência de tornar-se palhaço e a influência na relação de cuidadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Carmen Teresa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5169567636118693pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958261031764471pt_BR
dc.description.resumoEste é um estudo sobre a experiência do Palhaço nas praticas de cuidado em saúde. Busca-se conhecer e compreender como essa experiência é vivenciada nas relações de cuidado com o outro e interfere na própria percepção que as pessoas têm de si e do cuidado e no ambiente. É uma investigação com 4 participantes que atuam como palhaço em instituições com praticas de cuidado em saúde. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, que privilegia a experiência como forma de produzir conhecimento e se auto produzir. As narrativas dos participantes foram orientadas por um questionário semi estruturado e enviadas via email, sendo que para analise das mesmas foi utilizado a metodologia de ―Mesa Redonda‖. Os participantes apresentam como motivação principal para tornarem-se Palhaços as experiências pessoais e profissionais que identificavam como insatisfatórias sobre o cuidado vigente nas instituições e na formação profissional. Também na busca da construção de praticas de cuidado humanizadas, através de uma comunicação não apenas voltada a doença, mas estimuladora da capacidade de saúde, alegria e vida. O palhaço mobiliza e evoca uma potência que é capaz de gerar mudança transformadora do conceito de saúde, dos profissionais e daqueles a quem eles cuidam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.references1. AMERICAN OCCUPATIONAL THERAPY ASSOCIATION (AOTA). Occupational Therapy Practice. Framework: Domain & Process. 2nd. The American Journal Occupational Therapy. Nov/Dec 2008, volume 63, n. 6. 625-683. [tradução Daniel 37 Gustavo de Sousa Cartelo... et al] Rev. Triang. Ens. Pesq. Ext. Uberaba – MG, v. 3. n. 2, p 57-147, jul/dez, 2010. 2. BOFF, L. O cuidado essencial: princípio de um novo ethos. Inclusão Social, v. 1, p. 28-35, out/março, 2005. 3. BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp. 20-28. ISSN 1413-2478 4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da saúde, 2007. 160 p Disponível em <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicações/caderno_educação_popular_saude_p1.pdf>. Acesso em 05 de agosto de 2014. 5. CASTRO, ALICE VIVEIROS DE. O Elogio da Bobagem – palhaços no Brasil e no mundo – Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005. 6. CIRCO CONTEÚDO. Disponível em:<http://www.circonteudo.com.br/>. Acessado em 04 de agosto de 2014. 7. Documentário revela a função sagrada do palhaço na tribo indígena krahô. Disponível em:<http://www.old.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20120214092115> Acesso em 04 de agosto de 2014. 8. Doutores da Alegria. Disponível em: <http://www.doutoresdaalegria.org.br/>. Acessado em 04 de setembro de 2014. 9. Educação popular em saúde: um instrumento para a construção da cidadania. Disponível em <http://srv02.fainor.com.br/revista/index.php/memorias/article/view/128/122>. Acessado em 04 de agosto de 2014. 10. Experimentalismo Brabo. Disponível em:<http://ebrabo.wordpress.com/>. Acesso em 04 de setembro de 2014. 11. GONÇALVES, J. G. Cuidado dos pacientes oncológicos em fim de vida: um debate necessário. 2013. 201p. Dissertação (Mestrado em Clinica Medica) Rio 38 de Janeiro: UFRJ / Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. 12. GOMES, M.P.C. MERHY, E.E. Pesquisadores IN-MUNDO: um estudo da produção do acesso e barreira em saúde mental. – Porto Alegre: Rede Unida, 2014. 176 p.: il. - (Coleção Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde. 13. MACIEL, Karen de Fátima. O pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Revista Educação em Perspectiva v. 2, n. 2, (2012). 14. MATRACA, MVC, Wimmer G, Araújo-jorge TDC. Dialogia do riso: um novo conceito que introduz alegria para a promoção da saúde apoiando-se no diálogo, no riso, na alegria e na arte da palhaçaria. Dialogy of Laughter: a new concept introducing joy for health promotion based on dialogue, laughter. Ciênc. Saúde coletiva [on line]. 2011;16 (10):4127-38. 15. RAMALHO. Cybele. Resgatando o arquétipo do palhaço no psicodrama. In: Revista Psicologia em foco. Vol II, Aracaju, Associação de Ensino e Cultura PIO X, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
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