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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1633
Tipo: TCC
Título: A experiência de tornar-se palhaço e a influência na relação de cuidado
Autor(es): Sousa, Natália Luiza Matos de
Primeiro Orientador: Costa, Carmen Teresa
Resumo: Este é um estudo sobre a experiência do Palhaço nas praticas de cuidado em saúde. Busca-se conhecer e compreender como essa experiência é vivenciada nas relações de cuidado com o outro e interfere na própria percepção que as pessoas têm de si e do cuidado e no ambiente. É uma investigação com 4 participantes que atuam como palhaço em instituições com praticas de cuidado em saúde. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, que privilegia a experiência como forma de produzir conhecimento e se auto produzir. As narrativas dos participantes foram orientadas por um questionário semi estruturado e enviadas via email, sendo que para analise das mesmas foi utilizado a metodologia de ―Mesa Redonda‖. Os participantes apresentam como motivação principal para tornarem-se Palhaços as experiências pessoais e profissionais que identificavam como insatisfatórias sobre o cuidado vigente nas instituições e na formação profissional. Também na busca da construção de praticas de cuidado humanizadas, através de uma comunicação não apenas voltada a doença, mas estimuladora da capacidade de saúde, alegria e vida. O palhaço mobiliza e evoca uma potência que é capaz de gerar mudança transformadora do conceito de saúde, dos profissionais e daqueles a quem eles cuidam.
Abstract: This is a study on the experience of the Clown in health care practices. We seek to know and understand how this experience is felt in care relations with the other and how it interferes with the perceptions that people have of themselves, of the care practices and of the environment. This paper investigates the experience of 4 participants who work as Clowns in institutions that offer health care services. A qualitative methodology, which focuses on the experience as a way of producing knowledge and building oneself, was used. The narratives of the participants were guided by a semi-structured questionnaire sent via email and analyzed using the Roundtable Methodology. Participants indicated their personal and professional unsatisfactory experiences on the existing care institutions and vocational training as a primary motivation to become Clowns. Further, they aim to build more humanized care practices, through a communication focusing not on the disease but rather on stimulating health capacity, joy and life. The Clown mobilizes and evokes a power that is able to generate transformative changes in the health care concept, the health professionals and those for whom they care.
Palavras-chave: Cuidado
Saúde
Palhaço
Experiência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Terapia Ocupacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1633
Data do documento: 11-Fev-2015
Aparece nas coleções:TCC - Terapia Ocupacional

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