Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Aretha Maria Dias de-
dc.date.accessioned2019-11-06T17:50:07Z-
dc.date.available2019-10-08-
dc.date.available2019-11-06T17:50:07Z-
dc.date.issued2019-10-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16340-
dc.description.abstractThis Conclusive Project aims to analyse the circumstances in which deaf women joined at Federal University of Paraíba, campus I, through a data collection in the period of 2018.1. This paper shows an initial historical contexto about deafness, acessibility and inclusion rights, and how deaf women make their way to empowerment relentlessly. This research resulted at a feature analysis related to these women trajetories, initially by the application of an interview. The results defines, in general, how important the university education is to this women, and how basic education, family and social relations influenced these students to pursue higher education. Nevertless, it was also observed how punctual events was to their admission into university, although there are repeatedly difficulties since basic education to higher education, leading us to analyse this situation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-11-06T17:50:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMDM08102019.pdf: 1013736 bytes, checksum: 4cb0e91b091b139f8cee80e293c8bdd8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-06T17:50:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMDM08102019.pdf: 1013736 bytes, checksum: 4cb0e91b091b139f8cee80e293c8bdd8 (MD5) Previous issue date: 2019-10-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSurdez - mulherpt_BR
dc.subjectEmpoderamento de mulherespt_BR
dc.subjectEducaçaopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleEstudo sobre as trajetórias de empoderamento de mulheres surdas na Universidade Federal da Paraíba – Campus Ipt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ivo, Aurenisia Coutinho-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo geral analisar quais fatores levam as mulheres surdas a ingressarem na Universidade Federal da Paraíba, campus I, o questionário foi aplicado no período letivo 2018.1. O presente trabalho apresenta um contexto histórico inicial sobre a surdez e sobre leis de acessibilidade e inclusão, a surdez e como mulheres surdas percorrem o caminho até o empoderamento incansavelmente. Esta pesquisa resultou em uma análise de fatores que estão correlacionados às trajetórias dessas alunas, partindo de uma análise de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados contou com a aplicação de um questionário. Os resultados definem, de forma geral, quão importante o ensino universitário é para essas mulheres, como a educação básica, a família e as relações sociais influenciam tais discentes para chegar e prosseguir no ensino superior. Ademais, também foi observado que acontecimentos pontuais foram decisivos para seu ingresso em um curso universitário, porém existem dificuldades que se repetem desde a educação básica até o ensino superior, nos levando a analisar sobre tal realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMDM08102019.pdf989,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons