Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16345
metadata.dc.type: TCC
Title: Quem lê um ponto aumenta um ponto: Ensino de ciências a partir da leitura de histórias
metadata.dc.creator: Lira, Edna Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Saimonton Tinôco
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Pereira, Franklin Kaic Dutra
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise acerca do potencial da leitura de histórias como elemento mediador no Ensino de Ciências para crianças. A partir de cinco sessões planejadas de leitura literária, com o uso da obra “Serões de Dona Benta” de Monteiro Lobato, discutimos sobre ensino, aprendizagem, mudança conceitual e o conhecimento científico, tendo como fio condutor a construção de uma narrativa acadêmico–literária. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal do município de Remígio/PB e contou com a participação de 20 crianças pertencentes aos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 9 e 12 anos de idade. Apoiados em discussões que remetem ao papel da mediação pedagógica no processo de ensino e aprendizagem, especificamente a estratégia da andaimagem, a análise dos resultados apontou que a leitura de histórias contribuiu para a aprendizagem e a problematização de conteúdos científicos e que a obra escolhida se mostrou adequada tal fim. Como considerações finais, alertamos sobre a necessidade de tradução de termos desconhecidos pelas crianças, sobretudo o vocabulário científico, recomendando a andaimagem como possibilidade de mediação pedagógica para o ensino de linguagem científica às crianças.
Abstract: This monography presents an analysis of the potential of reading stories as a mediator in Science Education for children. From five planned literary reading sessions, using Monteiro Lobato's work “Serões de Dona Benta” (Night Chatting With Mrs. Benta), we discuss teaching, learning, conceptual change and scientific knowledge having as a guiding thread the construction of an academic–literary narrative. The research was conducted in a school of the municipal network of the city of Remigio/PB and it had the participation of 20 children from the 3rd, 4th and 5th grades of Elementary School, aged between 9 and 12 years old. Supported by discussions that refer to the role of pedagogical mediation in the teaching and learning process, specifically the scaffolding strategy, the analysis of the results indicated that the reading of stories contributed to the learning and the problematization of scientific content and that the chosen work proved appropriated to the such an end. As final considerations, we warn about the need for translation of terms unknown by children, especially the scientific vocabulary, recommending scaffolding as a possibility of pedagogical mediation for the teaching of scientific language to children.
Keywords: Leitura literária
Ensino de ciências
Andaimagem
Sítio do picapau amarelo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::QUIMICA E FISÍCA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Química e Física
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16345
Issue Date: 25-Oct-2019
Appears in Collections:TCC - Química - CCA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFL06112019-MB227.pdf1,97 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons