Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16347
Tipo: Dissertação
Título: Gestão por competências nos cursos de Arquivologia no Brasil: abordagem nos princípios da Gestão do Conhecimento
Autor(es): Casimiro, Adelaide Helena Targino
Primeiro Orientador: Duarte, Emeide Nóbrega
Resumo: Os estudos que têm como base os princípios da Gestão do Conhecimento (GC) tem suas bases ligadas à criação de ambientes favoráveis ao compartilhamento controlado dos conhecimentos de cada indivíduo. O estudo tem o objetivo de analisar a prática de Gestão por Competências (GpC) adotada na distribuição dos docentes e disciplinas nos Cursos de Graduação em Arquivologia em nível nacional. Os quatro objetivos específicos são de reconhecer as disciplinas obrigatórias que formam o eixo comum entre as universidades; apontar as competências necessárias ao curso, por meio das disciplinas comuns obrigatórias; mapear as competências técnico-profissionais dos docentes que ministram as disciplinas obrigatórias comuns aos cursos; e comparar as competências essenciais dos cursos com as competências essenciais individuais dos docentes. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de natureza documental direta, em que utilizamos fontes primárias; o método é indutivo, e os objetivos são de cunho exploratório e descritivo, com a aplicação da abordagem qualitativa e quantitativa-descritiva. Em relação aos procedimentos, utiliza o estatístico e o tipológico, e as variáveis dependentes e independentes são as categorias de disciplinas e os currículos Lattes dos docentes, respectivamente. Os objetos de estudo são as disciplinas comuns obrigatórias das 16 universidades que ofertam Cursos de Graduação em Arquivologia, autorizados pelo Ministério da Educação brasileiro, e os professores que atuam nas respectivas disciplinas. Os currículos Lattes destes foram analisados de acordo com o método de Análise de Conteúdo, com as diretrizes da GpC e com as técnicas de estatística descritiva. Os resultados indicam que há traços da aplicação das diretrizes da Gestão por Competências nas disciplinas obrigatórias comuns aos Cursos de Graduação em Arquivologia no Brasil. As análises e as discussões nos possibilitam concluir que a hipótese de que os professores dos Cursos de Arquivologia no Brasil são alocados nas disciplinas de acordo com suas competências técnico-profissionais é parcialmente verdadeira e corresponde à metade das categorias de disciplinas obrigatórias comuns, enquanto a outra metade não tem índices igualmente positivos. Caso a GpC seja empregada de maneira adequada, eficiente e eficaz, poderá sanar ou minimizar os problemas apontados e aumentar os índices encontrados durante esta pesquisa, além de agregar inúmeros benefícios ao serviço público. Espera-se que, com este trabalho, a GpC possa ser considerada uma solução emergente para as questões que se apresentam nos referidos cursos.
Abstract: The studies that are based on the principles of Knowledge Management (KM) have their bases linked to the creation of environments favorable to the controlled sharing of the knowledge of each individual. This dissertation had the objective to analyze the practice of Management by Competences (MbC) applied to Graduation Degree in Archivology at the national level. The four specific objectives are to recognize the compulsory subjects that form the common axis between universities; to point out the competences required for the course through common compulsory subjects; to map the technical-professional competences of the teachers who teach the common compulsory subjects to the courses; and to compare the essential competences of the courses with the essential individual skills of the teachers. As far as the methodology is considered of direct documentary nature because uses primary sources, the method is inductive, whereas the objectives are exploratory and descriptive, applying the qualitative and quantitative-decritive approach. As for the procedures were used the statistical and typological, since the dependent and independent variables are the categories and Lattes résumé of the teachers respectively. The research universe used is the common compulsory subjects of the 16 universities that have Graduation Degrees in Archivology authorized by the Brazilian Ministry of Education and the teachers who work in their respective disciplines. Lattes résumé were analyzed according to the Content Analysis method, with the Management by Competences guidelines and descriptive statistics techniques. The results indicate that there are indications of the application of Management by Competences in the common compulsory subjects of Graduation Degrees in Archivology in Brazil. The analyzes and discussions developed allow us to conclude that the hypothesis raised, that the teachers of Graduation Degrees in Archivology are allocated in the disciplines according to their technical-professional competences, is partially true and corresponds to half of the categories of common compulsory subjects. While the other half do not have equally positive rates. If MbC is employed in an adequate, efficient and effective way, it can heal or minimize the problems pointed out and increase the indexes found during this research, besides adding numerous benefits to the public service. It is hoped that with this work, the MbC can be considered as an emergent solution to the questions that are presented in said courses.
Palavras-chave: Gestão por Competências
Competências técnico-profissionais
Gestão do Conhecimento
Arquivologia no Brasil
Management by Competences
Technical-professional competences
Knowledge management
Archivology in Brazil
Competências técnico-profissionais - Docentes de Arquivologia.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16347
Data do documento: 28-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivototal2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons