Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16348
Tipo: Dissertação
Título: Práticas informacionais e a construção da competência crítica em informação: Um estudo na Bamidelê – Organização de Mulheres Negras da Paraíba
Autor(es): Melo, Daniella Alves de
Primeiro Orientador: Alves, Edvaldo Carvalho
Primeiro Coorientador: Brasileiro, Fellipe Sá
Resumo: A informação se coloca hoje como uma das mais importantes ferramentas de enfrentamento para os segmentos sociais historicamente oprimidos, como é o caso das mulheres negras. Baseando-se nessa premissa, esse trabalho teve como objetivo compreender se/como as Práticas Informacionais desenvolvidas pelas feministas negras, que atuam na Bamidelê – Organização de Mulheres Negras da Paraíba, têm contribuído para a construção de Competências Críticas em Informação, que as possibilitam orientar suas ações de enfrentamento às relações de dominação/submissão de gênero e étnico/raciais. Para tanto, realizou-se ao longo do trabalho: 1. O levantamento do perfil socioeconômico das feministas negras que atuam na Bamidelê; 2. O mapeamento das Práticas Informacionais realizadas por elas; 3. A identificação das Práticas Informacionais que vêm contribuindo para a construção de uma Competência Crítica em Informação por parte dessas mulheres; 4. A análise de como a Competência Crítica em Informação contribui para o enfrentamento das relações de dominação/submissão de gênero e étnico/raciais, por parte das feministas negras da Bamidelê. É um estudo realizado por meio de pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, onde os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Trata-se de uma pesquisa correlacional, que visa relacionar os conceitos de Práticas Informacionais e Competência Crítica em Informação. Os dados foram analisados através da análise temática de conteúdo, por meio da técnica de categorização, com base nas categorias analíticas abordadas no trabalho. A pesquisa mostrou que as Práticas Informacionais desenvolvidas pelas mulheres negras acontecem em dois âmbitos: o do sujeito, que diz respeito às experiências de opressão vividas por essas mulheres e sua ação na busca de fortalecimento; e o da instituição, que tem a ver com as práticas que visam empoderar outras mulheres. A Competência Crítica em Informação, por sua vez, é desenvolvida ao longo da vida, a partir das Práticas Informacionais dessas mulheres, e faz relação com a reflexão sobre suas necessidades informacionais, a construção da informação em espaços alternativos e o desenvolvimento de um senso crítico informacional, esses pontos reunidos contribuem, através do fortalecimento mútuo e do uso da informação construída, para o enfrentamento das relações de opressão/submissão vivenciadas por elas.
Abstract: Nowadays, information is one of the most important tools for coping with historically oppressed social segments, such as black women. Based on this premise, this work aimed to understand if/how the Informational Practices developed by black feminists, they're part of Bamidelê - Organization of Black Women in Paraíba, have contributed to the construction of Critical Information Literacy, which enable them to orient their actions to confront relations of domination/submission of gender and ethnic/racial. For that, it was carried out throughout the work: 1. The survey of the socioeconomic profile of the black feminists who work in Bamidelê; 2. The mapping of Information Practices performed by them; 3. The identification of the Informational Practices that have contributed to the construction of a Critical Information Literacy by these women; 4. The analysis of how the Critical Information Literacy contributes to the confrontation of the relations of domination/submission of gender and ethnic/racial, by the black feminists of Bamidelê. It is a study conducted through field research, with a qualitative approach, where data were collected through semi-structured interviews. It is a correlational research, which aims to relate the concepts of Informational Practices and Critical Information Literacy. The data were analyzed through the thematic content analysis, through the categorization technique, based on the analytical categories discussed in the paper. The research showed that the Information Practices developed by black women happen in two scopes: that of the subject, which refers to the experiences of oppression experienced by these women and their action in the search of strengthening; and that of the institution, which has to do with practices aimed at empowering other women. The Critical Information Literacy, on the other hand, is developed throughout the life, from the Information Practices of these women, and relates with the reflection on its informational needs, the construction of the information in alternative spaces and the development of a critical sense information, these points together contribute, through the mutual strengthening and use of constructed information, to the confrontation of the relations of oppression/submission experienced by them.
Palavras-chave: Práticas Informacionais
Competência Crítica em Informação
Feminismo Negro
Interseccionalidade
Relações de Gênero
Bamidelê
Informational Practices
Critical Information Literacy
Black Feminism
Intersectionality
Gender Relationships
Práticas informacionais - Mulheres negras
Organização das mulheres negras - Paraíba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16348
Data do documento: 21-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdfArquivototal1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons