Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16356| Tipo: | TCC |
| Título: | O aluno egresso do Curso de Pedagogia: reflexões sobre as questões de gênero e o mercado de trabalho |
| Autor(es): | Santos, Emily Cabral dos |
| Primeiro Orientador: | Miranda, Joseval dos Reis |
| Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo entender como as questões de gênero influenciam o aluno egresso do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no período de 2014-2019, no que se refere a sua inserção no mercado de trabalho, com ênfase nas masculinidades e como eles veem as influências que as questões de gênero tiveram na escolha do seu curso, bem como as dificuldades apresentadas por eles na inserção no mercado de trabalho. Assim, os objetivos específicos são: a) Realizar um mapeamento do quantitativo de alunos concluintes do curso de Pedagogia no período de 2014-2019 e suas respectivas áreas de atuação; b) Conhecer a visão dos alunos egressos acerca das influências que as questões de gênero tiveram na escolha do curso de Pedagogia; c) Analisar as dificuldades apresentadas pelos alunos egressos do curso de Pedagogia na inserção no mercado de trabalho. Os autores e autoras que fundamentam a presente pesquisa tratam sobre gênero, masculinidades e docência, dentre eles, estão: Scott (1989), Saffioti (2004), Connell (1995), Moreno (2003), Beauvoir (2016), entre outras e outros, para o melhor embasamento deste trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de questionário online com alunos egressos do Curso de Pedagogia. Os resultados apontam, para o preconceito no que se refere à atuação de homens na Educação Básica, sobretudo nas salas de aulas de Educação Infantil, além de haver o frequente hábito de distanciar os homens pedagogos do exercício da docência. Somado à isso, os resultados apontam que, se pudessem escolher, os pedagogos não fariam o curso novamente em razão das dificuldades enfrentadas, por eles, para se inserirem no mercado de trabalho. |
| Abstract: | This monography is the result of a research oriented to understand how gender issues influence the egress student of the Pedagogy course of the Federal University of Paraíba (UFPB), in the period 2014-2019, regarding its insertion in the labor market, with an emphasis on masculinities and how they view the influences that gender issues have had on their choice of course, as well as the difficulties they present in entering the labor market. Thus, the specific objectives are: a) To carry out a mapping of the number of graduating students of the Pedagogy course in the 2014-2019 period and their respective areas of activity; b) Know the view of the egressed students about the influences that gender issues had on the choice of the Pedagogy course; c) Analyze the difficulties presented by students graduating from the Pedagogy course in the insertion in the job market. The authors that support this research deal with gender, masculinities and teaching, among them are: Scott (1989), Saffioti (2004), Connell (1995), Moreno (2003), Beauvoir (2016), among others, for the best basis of this work. This is a qualitative research, conducted through an online questionnaire with students graduating from the Pedagogy Course. The results point to the prejudice regarding the performance of men in Basic Education, especially in kindergarten classrooms, in addition to the frequent "habit" of distancing men from the exercise of teaching. Added to this, the results indicate that, if they could choose, the educators would not take the course again because of the difficulties they faced in inserting themselves in the job market. |
| Palavras-chave: | Relações de gênero Pedagogo - mercado de trabalho Pedagogia - homens |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16356 |
| Data do documento: | 30-Set-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ECS08102019.pdf | 895,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
