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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16358| Tipo: | TCC |
| Título: | Sentido da escola pública para adolescentes em acolhimento institucional: tecendo relatos das experiências escolares |
| Autor(es): | Silva, Edilene Firmino da |
| Primeiro Orientador: | Furtado, Quézia Vila Flor |
| Resumo: | A evasão, o desinteresse escolar, o processo de juvenilização na Educação de Jovens e adultos (EJA) são temas em debates para se conhecer o que ocorre na escolarização dos alunos que vivenciam situação de fracasso e, o que desencadeia o processo de distanciamento da escola. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo analisar o sentido da escola pública para os adolescentes institucionalizados em Casas de Acolhimento. Os teóricos abordados que corroboraram nessa compreensão foram a psicologia histórico-cultural de Vigotsky (2008) teoria da relação com o saber de Charlot (2000, 2002,2005) humanização em Paulo Freire (2017), o processo de motivação citado por Boruchovich e Bzuneck (2000), e a Pedagogia Diferenciada por Perrenoud (2000), entre outros teóricos que contribuíram para a construção desse trabalho. A metodologia utilizada nesse trabalho em relação a abordagem foi do tipo qualitativa e referente aos objetivos descritiva. Em relação a coleta de dados as técnicas utilizadas foram questionário e entrevistas gravadas em áudio. O tecer desse trabalho contribuiu para que se possa compreender o olhar dos alunos sobre a escola, as relações que se constroem nesse espaço com os professores e seus pares, além do processo de ensino e aprendizagem. Esse tecer vem trazer elementos relevantes para o processo de escolarização, pela relevância da descoberta de que a rejeição a escola, o repúdio, o desinteresse escolar e a evasão estão também relacionadas a não aprendizagem dos saberes escolares. Que a mediação docente pode contribuir para que o aluno seja estimulado a ser desejante do aprender, sendo conscientizado que a escola e os professores são seus aliados no processo de aprendizagem para conseguirem realizar seus projetos assumindo o protagonismo das suas vidas. Portanto, constatou-se que o sentido da escola para eles está imbuído da pretensão a ascensão pessoal, mesmo quando evadem, quando não conseguem aprender, os adolescentes têm a consciência que ela é o meio que possibilita mudança de vida, de se ter um futuro melhor. E mesmo diante de tantas adversidades e tantas perdas, conseguem enxergar a escola como uma ponte para a realização dos seus objetivos. |
| Abstract: | Dropout, school disinterest, the youth and Yongs and Adult Aducation process (EJA) are themes in debate to know what occurs in the schooling of the students who experience situations of failure and what trigger the process of distancing from school. In this perspective, that work aims to analyze the sense of the public school for institutionalized adolescents in Foster Homes. The approached theorists that corroborated in this Execution Vigotsky's Historical-Cultural Psychology (2008) Charlot's Theory of Relationship with Knowledge (2000, 2002,2005) Humanization in Paulo Freire (2017), or process of motivation cited by Boruchovich and Bzuneck ( 2000), and Differentiated Pedagogy by Perrenoud (2000), among other theorists who contributed to the construction of this work. The methodology used in this work in relation to the approach was the kind qualitative and related to descriptive objectives. Regarding data collection, the instruments used were questionnaires and interviews recorded in audio. The weaving of this work contributed to can understand the view of the students about the school, the relations that they built in this space with the teachers and their partners, besides the teaching and learning process. This weaving brings relevant elements to the schooling process, the discovery of that the rejection to the school, repudiation, the lack of interest in the school and dropout are also related to not learning school knowledge. The teacher mediation can contribute for that the student is stimulated to be desirable of the learning, being aware that the school and teachers are their allies in the learning process to get realizing their projects assuming the protagonism of their lives. Therefore, one found out that the sense of school for adolescents is imbued of the pretension of personal ascent, even when they dropout, when they get not to learn, adolescents are aware that it is the means that enables life change, to have a better future. Even before of so many adversities and so many losses, they get to see the school as a bridge to the achievement of your goals. |
| Palavras-chave: | Adolescentes em acolhimento institucional Evasão escolar Educação de jovens e adultos Escola pública |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16358 |
| Data do documento: | 1-Out-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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