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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16359
Tipo: TCC
Título: A contribuição do estágio curricular supervisionado na formação inicial do graduando em pedagogia: uma análise reflexiva do campo de atuação
Autor(es): Sampaio, Dayane Helena Pereira
Primeiro Orientador: Gonçalves, Catarina Carneiro
Resumo: A formação de professores, sobretudo a de pedagogos, tem sido objeto de constantes discussões considerando o caráter teórico-prático que marca a atividade profissional dos docentes. Neste sentido, a presente pesquisa se propõe a penetrar neste debate, considerando o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Pedagogia, a partir de sua contribuição para a formação de professores, como um ponto importante para ampliação de um debate cujo enfoque seja a qualidade da formação profissional inicial dos professores. Para isso, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, na qual buscamos compreender a contribuição do Estágio Supervisionado para os discentes de Pedagogia da Universidade Federal Da Paraíba - UFPB. Fizeram parte de nossa amostra 29 estudantes do último ano do referido Curso de Licenciatura, que de modo voluntário se submeteram a aplicação de um questionário semiestruturado de pesquisa. Os resultados apontam questões preocupantes, mostrando que, muitas vezes, os estágios não se configuram como oportunidade de práxis pedagógicas, restringindo-se às ações de julgamento dos docentes observados ou de imitação da prática. No sentido de superar esta forma equivocada de propor o estágio, sugerimos que os debates em torno da práxis docente sejam mais efetivados na formação em pedagogia, favorecendo o estágio como um lócus privilegiado para que ela ocorra.
Abstract: Teacher training, especially that of educators, has been the subject of constant discussion considering the theoretical-practical character that marks the professional activity of teachers. In this sense, the present research intends to penetrate this debate, considering the Supervised Curricular Internship of the Pedagogy Course, from its contribution to the formation of teachers, as an important point for the expansion of a debate whose focus is the quality of education. initial teacher professional. For this, we conducted a qualitative, exploratory research, in which we sought to understand the contribution of the Supervised Internship to the Pedagogy students of the Federal University Da Paraíba - UFPB. Twenty-nine students from the last year of the Bachelor Degree Course were part of our sample, who voluntarily underwent the application of a semi-structured research questionnaire. The results point to worrying questions, showing that, often, the internships are not configured as an opportunity for pedagogical praxis, but are restricted to judging the observed teachers or imitating the practice. In order to overcome this mistaken way of proposing the internship, we suggest that the debates around the teaching praxis be more effective in the pedagogical formation, favoring the internship as a privileged locus for it to occur.
Palavras-chave: Pedagogia
Estágio curricular supervisionado
Formação docente
Identidade docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16359
Data do documento: 1-Out-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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