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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Ouvidoria universitária e avaliação institucional: uma análise da proposta do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior e das orientações da Controladoria Geral da União
metadata.dc.creator: Santos, Edson Xavier dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Dantas, Eder da Silva
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar se a Ouvidoria da Universidade Federal da Paraíba tem atuado como instrumento que possibilite a participação e controle social da comunidade acadêmica na gestão universitária. Para tanto foi feito um levantamento sobre a evolução do Estado brasileiro e a reforma administrativa pelo qual passou, incluindo a transição do Estado burocrático para o Estado gerencial; chegando-se aos modelos de gestão democrática e participativa, em que se tenha a transparência como regra da conduta administrativa e haja a possibilidade do exercício do controle social sobre os atos do Estado por parte da coletividade, amparados pela Lei de acesso à Informação. Onde nesse contexto a ouvidoria pública, bem como a ouvidoria universitária atuem como interlocutoras entre o cidadão e a administração. Com relação à metodologia adotada a pesquisa foi classificada como qualitativa, embasada pelo método fenomenológico, usado para investigar a experiência vivida. A coleta de dados foi feita através da análise documental de manuais de instrução da Controladoria Geral da União (CGU) e do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES); relatórios de gestão emitidos pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e pela Ouvidoria da UFPB; da legislação relacionada à temática; assim como pela aplicação de entrevistas semiestruturadas com docentes, servidores técnico-administrativos, discentes e com o ouvidor da UFPB. Para interpretar os resultados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a Ouvidoria da UFPB apresenta problemas relacionados à infraestrutura, falta de avaliação de suas atividades, bem como escassez de divulgação de sua existência e de sua atuação. Como sugestão de melhorias, no sentido de tornar a Ouvidoria da UFPB um instrumento de participação e controle social à disposição da comunidade acadêmica, a pesquisa propõe a implementação de um sistema eficaz de avaliação institucional por parte do usuário, ações mais contundentes de divulgação que envolvam também a Administração da Universidade, mudança da sala onde funciona a Ouvidoria e melhorias em seu sítio eletrônico.
Abstract: The present research aims to analyze if the Ombudsman from Federal University of Paraiba has acted as an instrument that allows the participation and social control of the academic community in the university management. Thus, the researcher conducted a survey on the evolution of the Brazilian State and the administrative reform, which it went through, including the transition from the bureaucratic State to the managerial one. Reaching the models of democratic and participatory management, in which transparency is a rule of administrative behavior and there is the possibility of exercising social control over the acts of the State by the community, supported by the Access to Information Law. In this context, the public ombudsman, as well as the university ombudsman act as interlocutors between the citizen and the administration. Regarding the adopted methodology, the research was classified as qualitative, based on the phenomenological method, used to investigate the lived experience. Data gathering involved documentary analysis of instructional manuals from the Federal Comptroller General's Office (CGU) and the National System for the Evaluation of Higher Education (SINAES); management reports issued by the Permanent Evaluation Committee (CPA) and the Ombudsman's Office from UFPB; related legislation; as well as the application of semi-structured interviews with teachers, technical-administrative servers, students and the UFPB's ombudsman. To interpret the results, we used the technique of content analysis. The results showed that the UFPB Ombudsman presents problems related to the infrastructure, lack of evaluation of its activities, as well as scarcity of disclosure of its existence and its performance. As a suggestion for improvements, in order to make the UFPB's Ombudsman's Office an instrument of participation and social control available to the academic community, the research proposes the implementation of an effective user evaluation system, stronger advocacy actions that also involve the Administration of the University, change of the room where the Ombudsman works and improvements in its website.
Keywords: Ouvidoria Universitária
Avaliação Institucional
Controle Social
Transparência
University Ombudsman
Institutional Evaluation
Social Control
Transparency
Ouvidoria universitária - Avaliação
Transparência na Administração Pública
Democracia digital
Governo eletrônico
Ouvidoria - UFPB
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16399
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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