Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16412
Tipo: TCC
Título: Gestão de processos na gerência de suporte administrativo em uma organização pública
Autor(es): Anselmo, Anderson Ygor Barbosa
Primeiro Orientador: Ayres, Katia Virginia
Resumo: Tendo como base o atual processo de globalização em que o mundo se encontra, muitas organizações vêm buscando maneiras de como solucionar seus problemas internos de gestão. Dentro do sistema público não é diferente. Visando evidenciar sua competência institucional é que as instituições públicas acabam optando por treinamentos ou aperfeiçoamento das pessoas que estão envolvidas em seus processos, tentando fazer com que todos os procedimentos sejam feitos da melhor maneira imaginável, dando aos processos maior transparência e presteza a fim de garantir os objetivos desejados. O presente trabalho monográfico tem como finalidade mapear todos os processos que são atualmente executados pela Gerência Administrativa de uma companhia de água no nordeste, identificando oportunidades de melhorias nos processos mapeados e propondo possíveis saídas para os principais problemas encontrados. Para que tal estudo pudesse ser realizado foi necessário o mapeamento de todas as atividades (processos) que são executados dentro da Gerencia desta companhia de água, a elaboração de fluxogramas dos processos através do software Bizagi, dando ênfase aos mais críticos e através dos quais e que serão sugeridas as melhorias das suas atividades. Foram recomendadas mudanças para melhora na execução dos procedimentos administrativos de tais processos, analisando-se a demora no andamento dos mesmos e o gargalo que existe dentro deste setor pela centralização nas decisões de todas as ações.
Abstract: Building on the current process of globalization the world is in, many companies are looking for ways to address their internal management problems. Within the public system is no different. Aiming to demonstrate its institutional competence is that public institutions end up opting for training or improvement of the people who are involved in their processes, trying to ensure that all procedures are done in the best imaginable way, giving processes more transparency and readiness to ensure the desired objectives. The present monographic work has the purpose of mapping all the processes that are currently received by the Administrative Management of a water company in the northeast, identifying opportunities for improvements in the mapped processes and proposing possible outputs to the main problems encountered. In order for such a study to be carried out, it was necessary to map all the activities (processes) that are performed within the management of this water company, the elaboration of process diagrams through the Bizagi software, with emphasis on the most critical and through which that the improvements of their activities will be suggested. Changes were recommended to improve the execution of the administrative procedures of such processes, analyzing the delay in their progress and the bottleneck that exists within this sector by centralizing the decisions of all actions
Palavras-chave: Gestão por processos
Ferramentas de controle de processos
Desempenho organizacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16412
Data do documento: 22-Out-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AYBA11112019.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.