Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Marcos André Correia de-
dc.date.accessioned2019-11-11T19:05:08Z-
dc.date.available2019-11-11T19:05:08Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16414-
dc.description.abstractWith the increasing influence of society on issues related to environmental impacts, caused by industries through their production processes, among which are packaging for food, there is a concern and change of attitude of these companies in the sense of offering the consumer market products that contemplate a sustainable balance between the social, environmental and economic dimensions. In view of this, this paper presents a systematic review of the literature on corporate social responsibility of food packaging companies. The increase in packaging consumption is proportional to population growth worldwide. This makes research relevant, given the consequences of generating large quantities of solid waste and the increasing need to use natural resources in the packaging chain. In this way, an exploratory-descriptive research was elaborated, with qualitative approach and data collection through a census survey from secondary sources. For the evaluation and analysis of the data the content analysis was used. In general, it can be concluded that companies demonstrate corporate social responsibility in their production processes through internal policies that guide the business. The legal compliance, which regulates the production chain of packaging, the pressure of society, the valorization and gain of competitive differential, as well as the interest in reducing production costs and minimizing the use of natural resources are some of the factors that lead companies to rethink the concept of corporate social responsibility and sustainability.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lorena Souza (lorena.dias@estudantes.ufpb.br) on 2019-11-11T19:05:08Z No. of bitstreams: 1 MACA11112019.pdf: 1011511 bytes, checksum: 9dec26486ed6421bc43ed58043c23d1a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-11T19:05:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MACA11112019.pdf: 1011511 bytes, checksum: 9dec26486ed6421bc43ed58043c23d1a (MD5) Previous issue date: 2018-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpt_BR
dc.subjectEmbalagens para alimentospt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleEmbalagens sustentáveis: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rêgo, Andréa de Fátima de Oliveira-
dc.description.resumoCom o aumento da influência da sociedade em assuntos ligados aos impactos ambientais, causados pelas indústrias através de seus processos produtivos, entre as quais estão as de embalagens para alimentos, surge uma preocupação e mudança de postura dessas empresas no sentido de oferecer ao mercado consumidor produtos que contemplem um equilíbrio sustentável entre as dimensões social, ambiental e econômica. Diante disto, o presente trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura a respeito da responsabilidade social empresarial das empresas de embalagens para alimentos. O aumento do consumo de embalagens é proporcional ao crescimento da população em todo o mundo. Isso torna a pesquisa pertinente, dadas as consequências decorrentes da geração de grandes quantidades de resíduos sólidos e a necessidade cada vez maior de uso de recursos naturais na cadeia produtiva de embalagens. Dessa forma, foi elaborada uma pesquisa de cunho exploratório descritiva, com abordagem qualitativa e realização de levantamento de dados através de pesquisa censitária a partir de fontes secundárias. Para a avaliação e análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. De maneira geral, pode-se concluir que as empresas demonstram responsabilidade social empresarial em seus processos produtivos por meio de políticas internas que norteiam o negócio. O cumprimento legal, que regulamenta a cadeia produtiva de embalagens, a pressão da sociedade, a valorização e ganho de diferencial competitivo, bem como o interesse em reduzir custos de produção e minimização do uso de recursos naturais são alguns dos fatores que levam as empresas a repensarem o conceito de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MACA11112019.pdf987,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.