Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16419
Tipo: TCC
Título: Competências socioemocionais proeminentes e deficitárias de estagiários da Geração Z
Autor(es): Mota, Ana Gabriela Gomes
Primeiro Orientador: Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo
Resumo: O objetivo desse estudo, de natureza quantitativa e descritiva, é identificar as competências socioemocionais proeminentes e deficitárias dos estagiários da Geração Z, a partir de uma pesquisa com alunos do curso de Administração, nascidos a partir do ano de 1993 e que estão realizando estágio ou já o realizaram após o início de sua graduação. Essa pesquisa surgiu a partir da identificação da necessidade de se estudar esse grupo de pessoas, tendo em vista que não existe ainda um estudo das competências socioemocionais voltado para esse público. Entende-se a importância dessa pesquisa, pois a Geração Z está ingressando no mercado e as empresas e gestores têm a necessidade de entender e desenvolver ferramentas para gerir essas competências que majoritariamente, causam grandes impactos no alcance de resultados e influenciam diretamente na performance desses profissionais. A partir do questionário aplicado, identificou-se que as cinco competências socioemocionais estabelecidas por Silva, Bispo e Macêdo (2018) – Consciência Emocional; Regulação Emocional; Consciência Social; Autodomínio e Criatividade Emocional – são proeminentes no grupo de estagiários estudado. Valendo destacar a Consciência Social, que dentre elas se destacou com maior média. Os resultados obtidos e análises dos dados, permitem grande reflexão acerca da dinamicidade dessas competências e mostram a necessidade e importância de constantes estudos acerca desse tema, contribuindo para o progresso nos estudos sobre as competências socioemocionais, identificando de maneira mais específica o comportamento proeminente – que se tem em grande quantidade, se sobressai – e deficitário – que está em falta – dessas competências na geração ingressante no mercado.
Abstract: The objective of this quantitative and descriptive study is to identify the outstanding socio-emotional skills of Generation Z trainees, the from a survey of Business Administration students born from the year of 1993 and who are undergoing an internship or have already done so after the commencement of their degree. That This research emerged from the identification of the need to study this group of people, considering that there is not yet a study of socio-emotional skills focused on for this audience. The importance of this research is understood, as Generation Z is entering the market and companies and managers have a need to understand and develop tools to manage those skills that mostly cause impacts on the achievement of results and directly influence the performance of these professionals. From the applied questionnaire, it was identified that the five competences social and emotional relationships established by Silva, Bispo and Macêdo (2018) - Emotional Awareness; Emotional regulation; Social consciousness; Self-mastery and Emotional Creativity - are prominent in the group of trainees studied. It is worth highlighting the Social Awareness, which among them stood out with higher average. The results obtained and data analysis, allow a great reflection on the dynamics of these competences and show the necessity and importance of constant studies on this theme, contributing to the progress in studies on socio-emotional competences, identifying in a more prominent behavior - which you have in large numbers if - and deficient - that is missing - these skills in the new generation in the market.
Palavras-chave: Competências socioemocinais
Inteligência emocional
Administração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16419
Data do documento: 23-Out-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGGM11112019.pdf575,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.