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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16459
Tipo: TCC
Título: Lá no LOL: lugar de mulher
Autor(es): Gomes, Carlota Augusta Brito
Primeiro Orientador: Lucena, Marcela Zamboni
Resumo: O presente trabalho busca compreender as experiências femininas em um ambiente virtual, em específico a partir do jogo chamado “League of Legends”, que se trata de um jogo de partidas em equipe, sendo comunicação uma das chaves essenciais para um bom desempenho. Através disso, as experiências das mulheres passam por situações que dizem respeito ao seu gênero, sendo discriminadas quanto sua capacidade cognitiva e habilidades físicas. Para entender melhor essas experiências, entrevistas foram realizadas para poder mostrar as interações femininas dentro do jogo e as suas narrativas dentro do ambiente. Para corroborar a pesquisa nos utilizamos do conceito de violência simbólica de Bourdieu (1975), os estudos sobre violência virtual de Citron (2009), Fortim (2013), Bulley (2005), dentre outos. A partir das entrevistas, é notável que quase todas as meninas sofreram algum tipo de discriminação ou assédio por causa do seu gênero, podendo desenvolver suas próprias estratégias para evitar tais situações dentro do League of Legends.
Abstract: The following monography seeks to comprehend female’s experiences in a virtual space, in specific through a game called League of Legends, a massive online game which is recognized as one of the best and most competitive games of our time, with communication being an essential key to a good outcome. Through this, female experiences go by situations concerning their gender, being discriminated because of cognitive and physical abilities. To have a better grasp of those experiences, interviews were made to illustrate female’s interactions inside the game and their narratives around the space. To endorse this research, the concept of symbolic violence by Bourdieu (1975), the studies about virtual violence by Citron (2009), Fortim (2013), Bulley (2005) were used. It is possible to note that most of all girls had suffered some kind of discrimination or harassment because of their gender, developing their own strategies to avoid such situations inside League of Legends.
Palavras-chave: Gênero
Games
Internet
Machismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16459
Data do documento: 1-Nov-2018
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

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