Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16462
metadata.dc.type: TCC
Title: Uma análise do perfil empreendedor do aluno do curso de contabilidade em uma instituição de ensino superior
metadata.dc.creator: Santos, Flávio Luis Guedes dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Valdineide dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O empreendedorismo é responsável pelo crescimento econômico de determinado local. Quando um indivíduo assume riscos em razão de uma possibilidade de prosperidade financeira, além de gerar prosperidade econômica para si, proporciona uma série de oportunidades de trabalho e sustento para várias pessoas dentro da atividade empresarial. Os escritórios de contabilidade tornam-se centros de empreendimento aliados aos demais empreendedores, possuindo um importante papel estratégico na relação “empresa-governo”, “empresa-sócios” e “empresa-funcionários”. A partir disto, levantou-se os fatores intrínsecos e extrínsecos de uma amostra de estudantes concluintes do curso de bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Federal da Paraíba que vislumbra ingressar na atividade empreendedora. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado em trinta e cinco questões, divididas em quatro blocos de questões. Os resultados demonstraram que os alunos não consideram que a estrutura curricular do curso, tampouco os estágios e atividades extracurriculares são suficientes para a formação de um profissional que pretenda possuir um escritório contábil, cabendo ao discente buscar fontes acessórias de conhecimento para que se aperfeiçoe e sinta-se capacitado para a atividade empreendedora empresarial.
Abstract: Entrepreneurship provides economic development of specific areas. When a person takes on risks due to a possibility of a financial prosperity, besides generating a financial prosperity to someone, it generates a serie of opportunities of job and to sustain many people that work in this business activity. Accounting offices become business centers allied to others entrepreneurs and it has been an important strategic role in the relationship between “business and government”, “business and partners” and “business and employees”. From this scenario, this paper searched which intrinsic and extrinsic factors influence in the entrepreuneurial profile in a sample of concluding undergraduate students at the Accouting Course from Universidade Federal da Paraíba who intend to join in business accounting activity and to know the reasons for this decision. It was used a questionnaire containing thirty-five questions, being divided in four perception sections. The results have showed that undergraduate students have did not consider enough the curricular structure of the course, in the same way professional internships and others extracurricular activities to be an able entrepreneurs worker. Thefore, it is necessary that these students obtain others sources of knowledge to feel able to work in business entrepreneurship activity.
Keywords: Empreendedorismo
Ciências contábeis
Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16462
Issue Date: 24-Oct-2018
Appears in Collections:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FLGS13112019.pdf1,36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.