Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16504
Tipo: TCC
Título: Processo decisório frente ao planejamento estratégico no contexto de mudança de cenários e de conflitos de agência: o caso Samarco
Autor(es): Vasques, Francisco Ialyson Felipe
Primeiro Orientador: Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima
Resumo: As organizações precisam fazer com que os mais diversos agentes que estão à ela relacionados promovam ações que impliquem no seu objetivo final, na maioria das vezes, o lucro. Essas ações podem ter as mais diversas motivações e costumam ser expressas em forma de relações contratuais entre as partes, como por exemplo o trabalhador que oferece seu tempo e esforço em troca de salários, ou o cliente que oferece seu dinheiro em troca de algum produto. Esta pesquisa teve como objetivo, demonstrar a influência exercida pela mudança de cenários e os conflitos de agência na tomada de decisão, por meio da proposição de cenários envolvendo um momento adverso vivido pelo setor de atuação de uma empresa, bem como os conflitos existentes entre sócios e administradores. O objeto de estudo foi a Mineradora Samarco, responsável pelo rompimento da barragem de Fundão, em 05 de novembro de 2015, um dos maiores desastres ambientais do mundo. A situação-chave do presente trabalho foi o projeto de expansão da capacidade produtiva da companhia, denominado P4P. Esse projeto, foi o responsável pelo agravamento das condições de funcionamento da barragem, contribuindo para a sua ruptura. A partir daí foi proposto um modelo de simulação baseado em duas decisões: a continuidade ou não do P4P. Tais decisões levaram à 3 cenários: um cenário otimista em que manter a continuidade do projeto iria resultar nos ganhos projetados em 2018; um cenário real, no qual manter a continuidade do projeto iria resultar no rompimento de Fundão em 2015; e um cenário pessimista, optando pela desistência do projeto, na verificação de irregularidades no funcionamento da barragem. Os resultados obtidos apontam que pressões do ambiente competitivo e os conflitos de agência influenciam no processo decisório da companhia, uma vez que existem interesses dos administradores em manter o desempenho e competitividade da organização visando assegurar a sua permanência nos cargos; existem interesses dos controladores, tendo em vista que os lucros obtidos podem salvar resultados ruins de outras empresas controladas; e existem interesses governamentais, dada a contribuição no pagamento de impostos, geração de empregos e aquecimento da atividade econômica na região.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Processo decisório
Conflitos de agência
Planejamento estratégico
Samarco
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16504
Data do documento: 30-Out-2018
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FIFV18112019.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.