Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16510
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonteiro Júnior, José Maurício de Albuquerque-
dc.date.accessioned2019-11-19T17:23:39Z-
dc.date.available2019-03-27-
dc.date.available2019-11-19T17:23:39Z-
dc.date.issued2016-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16510-
dc.description.abstractThe pedagogical moments technique has been used as a possibility of knowledge organization in science classes, and has emerged as a proposal to teach this discipline aiming at scientific literacy. This research was carried out in a private elementary and middle school, located in the neighborhood of Bessa, in the city of João Pessoa, in the state of Paraíba, whose sample consisted of 37 students from the 8th grade of Elementary School II of the same class. Didactic sequences were constructed, validated, applied and analyzed that contemplated the pedagogical moment concerning the Initial Problematization (PI). The activities, called Learning Situation (SA), aimed to challenge students to use their "spontaneous knowledge" to answer questions and questionings proposed in three activities. The goal of this step is to make you feel the need to acquire scientific knowledge. We dealt with questions about metallic elements involving historical, environmental and occurrence aspects in the composition of foods and beverages. The results of the research showed that the students had little or no initial idea regarding the occurrence, properties, application and importance of metals, mainly in the daily life. It was noticed that the students were motivated to learn the scientific concepts necessary to understand what was questioned in the initial problematization. The analysis and cognitive sizing of the conceptions that the students presented, were shown as fundamental tools for the elaboration of the didactic sequence that could contemplate the Organization and Application of knowledge stages.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosa Sylvana Mousinho (syllmouser@biblioteca.ufpb.br) on 2019-11-19T17:23:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4711878 bytes, checksum: 078fb56af652f4e0834f1e3f40af53a7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-19T17:23:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4711878 bytes, checksum: 078fb56af652f4e0834f1e3f40af53a7 (MD5) Previous issue date: 2016-05-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMetaispt_BR
dc.subjectMomentos Pedagógicospt_BR
dc.subjectScience Teachingpt_BR
dc.subjectMetalspt_BR
dc.subjectPedagogical Momentspt_BR
dc.subjectTécnicas pedagógicas - Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectSituações de aprendizagem - Ciências e Química - Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem - Elementos metálicospt_BR
dc.titleProblematizando a temática elementos metálicos em aulas de ciências (química) no ensino fundamental IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca , Maria Gardennia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093374695102177pt_BR
dc.contributor.advisor2Weber, Karen Cacilda-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5946002803622982pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8134248154402314pt_BR
dc.description.resumoA técnica dos momentos pedagógicos vem sendo utilizada como uma possibilidade de organização do conhecimento em aulas de Ciências, e surgiu como uma proposta ao ensino dessa disciplina visando à alfabetização científica. Esta pesquisa foi realizada numa escola particular de Ensino Fundamental e Médio, localizada no bairro do Bessa, na cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba, cuja amostra foi constituída por 37 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II de uma mesma turma. Foram construídas, validadas, aplicadas e analisadas sequências didáticas que contemplaram o momento pedagógico referente à Problematização Inicial (PI). As atividades, chamadas de Situação de Aprendizagem (SA), tiveram por finalidade desafiar os estudantes a utilizarem seus “conhecimentos espontâneos” para responderem perguntas e questionamentos propostos em três atividades. O objetivo desta etapa é fazer com que sinta a necessidade de adquirir conhecimentos científicos. Foram abordadas questões sobre elementos metálicos envolvendo aspectos históricos, ambientais e ocorrência na composição de alimentos e bebidas. Os resultados da pesquisa mostraram que os estudantes apresentaram pouca ou nenhuma ideia inicial quanto à ocorrência, propriedades, aplicação e importância dos metais, principalmente, no cotidiano. Pôde-se perceber que os estudantes se apresentaram motivados em aprender os conceitos científicos necessários para compreender o que foi questionado na problematização inicial. A análise e dimensionamento cognitivo das concepções que os estudantes apresentaram, mostraram-se como ferramentas fundamentais para a elaboração da sequência didática que poderá contemplar as etapas de Organização e de Aplicação do conhecimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivototal4,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons