Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16620| Tipo: | TCC |
| Título: | A música enquanto estratégia de soft power: uma análise da influência do pop norte-americano na difusão da língua inglesa nos anos 90 |
| Autor(es): | Rocha Santos , Thiago |
| Primeiro Orientador: | Carolina Vieira Bastos , Ana |
| Resumo: | A cultura estadunidense está presente em quase todos os lugares, principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial, criando um padrão de consumo global dos costumes do país através de produtos como a música. O sucesso da indústria musical dos Estados Unidos beneficiou, entre outros elementos, o seu idioma. Segundo Crystal (2003), nenhuma outra fonte difundiu tão bem a língua inglesa no mundo quanto a música pop. À vista disso, o presente trabalho visa desenvolver uma pesquisa sobre a música pop norte-americana enquanto estratégia de soft power, termo criado por Nye Jr. (2004), na difusão do inglês nos anos 90, a fim de se entender como esse produto cultural ajudou na divulgação do idioma no mundo. De acordo com o autor, o termo soft power designa a habilidade de se influenciar indiretamente o comportamento ou interesses de outros por meios culturais ou ideológicos, sendo baseado na persuasão ao invés da coerção. Além disso, a pesquisa busca contribuir para o entendimento do conceito de soft power, apoiado pela relação entre cultura e poder. É apresentado um breve contexto histórico da língua inglesa através dos principais momentos e fatores que colaboraram para a consolidação da sua influência global. Também é feita uma análise da colaboração dos artistas pop de destaque no mercado musical da época, a fim de se comprovar que suas consideráveis vendas impulsionaram a projeção internacional da língua inglesa. Esta pesquisa, de base qualitativa e bibliográfica, fundamenta-se nos estudos de autores como os mencionados acima, e também Bryson (1990), Godinho (2016), Fiori (2007), Larkin (2011), Giblin (2004), entre outros. Os resultados apontam que a música pop atua de maneira eficiente como método de soft power, na década de 90, na difusão cultural dos Estados Unidos. |
| Abstract: | The American culture is present almost everywhere, especially after the end of The World War II, creating a pattern of global consumption of the country's customs through products such as music. The success of the United States music industry has benefited, among other things, its language. According to Crystal (2003), no other source has spread the English language in the world as well as pop music. Thus, the present work aims to develop a research on American pop music as a soft power strategy, a term created by Nye Jr. (2004), in the diffusion of English in the 90's, in order to understand how this product helped spread the language in the world. According to the author, the term soft power designates the ability to indirectly influence the behavior or interests of others by cultural or ideological means, being based on persuasion rather than coercion. In addition, the research seeks to contribute to the understanding of the concept of soft power, supported by the relationship between culture and power. A brief historical context of the English language is presented through the main moments and factors that contributed to the consolidation of its global influence. An analysis is also made of the collaboration of notable pop artists in the musical market of the time, in order to prove that their considerable sales boosted the international projection of the English language. This paper is based on a qualitative and bibliographical research, supported by the studies of authors such as those mentioned above, and also others like Bryson (1990), Godinho (2016), Fiori (2007), Larkin (2011), and Giblin (2004), among others. Hence, it is verified that pop music acts in an efficient way as a method of soft power in the diffusion of the United States culture. La culture américaine est présente presque partout, en particulier après la fin de la Seconde Guerre Mondiale, créant un modèle de consommation mondiale des coutumes du pays à travers des produits tels que la musique. Le succès de l’industrie musicale américaine a notamment profité à son langage. Selon Crystal (2003), aucune autre source n’a autant diffusé l’anglais dans le monde que la musique pop. Ainsi, le présent travail vise à développer une recherche sur la musique pop américaine en tant que stratégie de soft power, un terme créé par Nye Jr. (2004), dans la diffusion de l'anglais dans les années 90, afin de comprendre comment ce produit a contribué à la langue dans le monde. Selon l'auteur, le terme soft power désigne la capacité d'influencer indirectement le comportement ou les intérêts d'autrui par des moyens culturels ou idéologiques, en se fondant sur la persuasion plutôt que sur la contrainte. En outre, l’étude cherche à contribuer à la compréhension du concept de soft power, étayée par la relation entre culture et pouvoir. Un bref contexte historique de la langue anglaise est présenté à travers les principaux moments et facteurs ayant contribué à la consolidation de son influence mondiale. Une analyse est également faite de la collaboration de grands artistes de la pop sur le marché de la musique de l’époque, afin de prouver que leurs ventes considérables ont stimulé la projection internationale de la langue anglaise. Ce travail s'appuie sur une recherche qualitative et bibliographique, étayée par des études d'auteurs tels que ceux mentionnés ci-dessus, ainsi que par Bryson (1990), Godinho (2016), Fiori (2007), Larkin (2011) et Giblin (2004), parmi d’autres. Par conséquent, on vérifie que la musique pop agit de manière efficace en tant que méthode de soft power dans la diffusion culturelle des États-Unis. La cultura estadounidense está presente en casi todas partes, especialmente después del final de la Segunda Guerra Mundial, creando un patrón de consumo global de las costumbres del país a través de productos como la música. El éxito de la industria musical de los Estados Unidos ha beneficiado, entre otras cosas, a su lengua. Según Crystal (2003), ninguna otra fuente ha difundido tanto el idioma inglés como la música pop en el mundo. Por esta razón, el presente trabajo tiene como objetivo desarrollar una investigación sobre la música pop estadounidense como una estrategia de soft power, un término creado por Nye Jr. (2004), en la difusión del inglés en los años 90, para comprender cómo este producto ayudó a difundir el idioma en el mundo. De acuerdo con el autor, el término soft power designa la habilidad de influenciarse indirectamente en el comportamiento o intereses de otros por medios culturales o ideológicos, basándose en la persuasión en lugar de la coerción. Además, la investigación busca contribuir a la comprensión del concepto de soft power, apoyado por la relación entre cultura y poder. Se presenta un breve contexto histórico del idioma inglés a través de los principales momentos y factores que contribuyeron a la consolidación de su influencia global. También se analiza la colaboración de notables artistas pop en el mercado musical de la época, para demostrar que sus considerables ventas impulsaron la proyección internacional del idioma inglés. Este documento se basa en una investigación cualitativa y bibliográfica, respaldada por estudios de autores como los mencionados anteriormente, y también por Bryson (1990), Godinho (2016), Fiori (2007), Larkin (2011), Giblin (2004), entre otros. Por lo tanto, se verifica que la música pop actúa de manera eficiente como un método de soft power en la difusión cultural de los Estados Unidos. Palabras clave: |
| Palavras-chave: | Língua inglesa Cultura Poder Soft power Música pop estadunidense |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Mediações Interculturais |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16620 |
| Data do documento: | 6-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TRS10052019.pdf | 838,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
