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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16630
Tipo: Dissertação
Título: Índice de avaliação de mobilidade cicloviária: um estudo de caso da cicloestrutura e do uso da bicicleta em João Pessoa – PB.
Autor(es): Batista, Diogo Gomes Pereira
Primeiro Orientador: Lima, Eduardo Rodrigues Viana de
Resumo: Reconhecendo o uso da bicicleta como potencializador de uma mobilidade urbana mais sustentável, essa pesquisa tem como objetivo geral avaliar a mobilidade cicloviária da cidade de João Pessoa/PB, a partir da elaboração e aplicação do índice de Avaliação de Mobilidade Cicloviária (AMoCiclo), com foco na infraestrutura cicloviária. Os procedimentos metodológicos adotados correspondem aos objetivos específicos de identificar a estrutura cicloviária existente a partir de uma ampla pesquisa de campo e pesquisa documental; identificar o uso da bicicleta, em vias de transporte cotidiano de todas as zonas da cidade, através do método de contagem de ciclistas; elaborar o índice (AMoCiclo) a partir de revisão bibliográfica de outros métodos de referência para a incorporação de indicadores de qualidade de infraestrutura cicloviária; e realizar a aplicação desse índice, utilizando como estudo de caso as ciclovias e ciclofaixas de toda a cidade de João Pessoa. Os resultados apresentam um panorama da mobilidade cicloviária de João Pessoa, através de um mapeamento e caracterização de todos os eixos cicloviários existentes; bem como, uma análise da densidade de pessoas de bicicleta e suas características físicas e comportamentais no trânsito em locais com e sem infraestrutura cicloviária. Nesse sentido, revela-se a falta de conectividade da malha cicloviária existente e a sua inexistência em áreas de volume considerável de ciclistas. Além disso, a elaboração e aplicação do índice AMoCiclo constitui-se como um importante método de medida de qualidade da estrutura cicloviária, gerando um diagnóstico que permite, de forma objetiva, mensurar as condições dessa cicloestrutura qualificando-a sobre 12 diferentes indicadores. Os resultados das notas do índice, correspondem diretamente a uma hierarquia de prioridade de ações para melhoria do sistema. Com relação ao desempenho observado, revela-se uma situação de defasagem em vários aspectos, sobretudo no tocante a categoria da sinalização. Desse modo, os indicadores desenvolvidos e utilizados mostram-se eficazes não só expondo as condições da estrutura cicloviária como também sendo passíveis de subsidiar medidas de aprimoramento do sistema, como forma de fortalecer o transporte ativo por bicicleta no planejamento da mobilidade urbana.
Abstract: Recognizing the use of the bicycle as a lever for more sustainable urban mobility, this research has as general objective to evaluate the cycling mobility of the city of João Pessoa / PB, based on the elaboration and application of the Cycle Mobility Evaluation Index (AMoCiclo), focusing on cycling infrastructure. The methodological procedures adopted correspond to the specific objectives of identifying the existing bicycle structure based on extensive field research and documentary research; to identify the use of the bicycle, in daily transport routes of all the zones of the city, through the method of counting of cyclists; to elaborate the index (AMoCiclo) from a bibliographical revision of other reference methods for the incorporation of indicators of quality of cycling infrastructure; and to carry out the application of this index, using the cycle paths throughout the city of João Pessoa as a case study. The results present a panorama of the João Pessoa cycling mobility, through a mapping and characterization of all the existing cycle axes; as well as an analysis of the density of bicycle people and their physical and behavioral characteristics in the traffic in places with and without cycling infrastructure. In this sense, it is revealed the lack of connectivity of the existing bicycle network and its absence in areas of considerable volume of cyclists. In addition, the elaboration and application of the AMoCiclo index constitutes an important method of measuring the quality of the bicycle structure, generating a diagnosis that allows, in an objective way, to measure the conditions of this bicycle infrastructure, qualifying it on 12 different indicators. The results of the index notes correspond directly to a priority of actions for system improvement. In relation to the observed performance, a situation of lag in several aspects is revealed, especially about the category of signaling. Thus, the indicators developed and used are effective not only exposing the conditions of the cycle structure but also being able to subsidize measures of improvement of the system, as a way to strengthen the active transport by bicycle in the urban mobility planning.
Palavras-chave: Cidades Sustentáveis
Mobilidade Urbana Sustentável
Transporte Ativo
Sistemas Cicloviários
Indicadores
Sustainable Cities
Sustainable Urban Transport
Active Transport
Cycling Systems
Indicators
Planejamento urbano
Mobilidade urbana
Estrutura cicloviária - João Pessoa
Mobilidade cicloviária
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gerenciamento Ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16630
Data do documento: 25-Fev-2019
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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